Falar sobre formatos de materiais ricos é falar de uma boa estratégia de marketing de conteúdo.
Entregar materiais ricos e exclusivos para um potencial cliente, mais conhecido como lead ou para um comprador recorrente, gera valor para a percepção da sua marca, porque agrega conhecimento de forma positiva.
Portanto, quem cria materiais ricos deve ter uma mentalidade de favorecimento e bonificação ao potencial cliente. Eles devem ser úteis, de fato, pois as pessoas sabem reconhecer quando alguém oferece um produto meramente monetizável, que não soluciona a sua dor, enquanto cliente.
Dentro do Inbound Marketing, os materiais ricos servem como iscas para a captação de leads, e também como manutenção de clientes que já entraram na base, por meio de uma fidelização.
Neste artigo, a Galatéia traz 3 formatos de materiais ricos que sua empresa deve investir para agregar valor à vida do prospect e clientes, em geral.
O que são materiais ricos?
São conteúdos educativos, mais explicativos e extensivos, que abordam determinados assuntos com mais profundidade. O tema tratado foge da superficialidade, como podemos ver em outros formatos de mídia, como postagens em redes sociais ou blogs.
Por que devo usar materiais ricos na minha empresa?
Você deve utilizar materiais ricos porque dentro do marketing digital, o uso desses conteúdos promove: Autoridade de marca, crescimento da base de leads, retenção de clientes e mais chances de conversões.
3 formatos de materiais ricos para você investir
1. eBooks
É o formato mais conhecido e talvez mais utilizado. São pequenos livros digitais, que funcionam como guias densos e completos sobre um assunto. Servem como um ótimo manual de assuntos mais complexos, para posterior consulta.
Introdução, desenvolvimento e conclusão são partes que integram esse formato, que também contém subdivisão de capítulos, para dar fluidez ao texto.
2. Infográficos
Tem característica focada em esquemas visuais, apresentando uma informação de forma didática e figurativa.
Entender a persona faz com que o setor de Marketing crie os materiais ricos com maior assertividade, pois os infográficos são indicados para públicos com rotina mas dinâmica, que precisam consumir conteúdo rápido.
Um infográfico contém elementos textuais, ilustrações, imagem, ícones e até mesmo gifs. Geralmente, blogs o utilizam como acessório, mas o usuário também pode fazer download através de uma landing page.
Esse formato tem um potencial viral maior do que outros materiais, porque é mais resumido e fácil de ser compartilhado.
3. Webinars
Os webinars configuram vídeos gravados como se fossem palestras ou seminários. Buscam trazer mais conhecimento a respeito de um tema, sendo que o especialista é visto como um professor.
Os vídeos podem ser transmitidos através de plataformas de streaming, como Youtube e o Twitch, que são boas ferramentas para isto.
Não há necessidade de ser ao vivo, mas caso o especialista escolha essa opção, é interessante reservar um tempo para os participantes realizarem perguntas para esclarecimento de dúvidas.
Dessa forma, seja para captar leads, nutrí-los, oferecer serviços e produtos ou investir na fidelização de clientes da base, os materiais ricos são ótimos recursos.
Após ler este artigo você compreende por que uma estratégia de Inbound Marketing, contendo materiais ricos, é tão importante para o seu negócio?
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