Você já passou por isso: disparou um e-mail marketing, todo orgulhoso, e depois de alguns dias, ao olhar os resultados, ficou frustrado porque a taxa de conversão estava bem abaixo da sua meta?
Achou a situação familiar?
Não se preocupe! Todos nós passamos por essa frustração. Eu mesmo já sofri com isso algumas vezes, principalmente quando comecei a usar estratégias de disparo de e-mails e não fazia ideia de como melhorar a taxa de conversão no e-mail marketing.
Os erros e desajustes são comuns, mesmo ao utilizar uma das melhores ferramentas de entrega de conteúdo e comunicação para leads e clientes. Mas você não precisa se conformar com não conseguir os resultados que deseja.
Mesmo com a exponencial popularização das redes sociais, o envio de e-mail marketing continua sendo muito efetivo para estratégias de marketing digital e inbound marketing. Por isso, elenquei 10 dicas simples, mas muito poderosas para alavancar sua taxa de conversão. Dá só uma olhada!
1. Planeje bem suas mensagens e seus disparos
Planejar o envio de um único e-mail marketing ou de todo um fluxo de nutrição pode levar um pouco de tempo, mas é necessário para que você pratique as melhores ações e consiga os resultados esperados.
Para fazer um bom planejamento e conseguir uma melhor taxa de conversão no e-mail marketing, tire um tempo para responder estas três perguntas simples:
- quem vou atingir com esse e-mail? Conheço minha persona? (Caso ainda não tenha criado uma persona, poderá fazer isso clicando aqui)
- qual ação espero que seja tomada com esse e-mail?
- como vou conseguir que o lead pratique a ação que espero?
Respondendo a essas questões, você saberá qual é o seu real objetivo ao disparar o e-mail para sua base de contatos e isso facilitará a execução das etapas seguintes.
2. Segmente seus contatos antes de disparar o e-mail
Caso você ainda não esteja muito familiarizado com o conceito de segmentação de clientes, não tem problema. Segmentar seus contatos nada mais é do que identificar interesses e dores dos seus leads e agrupá-los por semelhança. Isso permite que você trate cada cliente, ou potencial cliente, de forma personalizada. Assim, é possível enviar a mensagem certa, na hora certa, para a pessoa certa.
A segmentação da sua base de leads pode impactar diretamente em todas as suas métricas: taxa de abertura, de cliques, cancelamento, engajamento etc. E essa é uma ação muito importante, que fará toda a diferença em sua taxa de conversão no e-mail marketing
Afinal, você pode imaginar que um médico-cirurgião não acharia nada legal receber, sem ter solicitado, mensagens com novidades da área de TI. Ou um corinthiano roxo receber promoções de camisa do Palmeiras.
Uma boa segmentação impede esse tipo de erro. Então, dedique um tempo a segmentar corretamente seus leads e clientes, e os trate de forma personalizada, enviando mensagens e conteúdos que sejam do interesse deles, isso vai ajudá-los a se sentirem especiais para sua empresa.
3. Utilize um endereço identificado como e-mail pessoal
Quando os usuários confiam no remetente, a taxa de abertura dos e-mails é maior. Por isso, é preciso configurar seu e-mail marketing como um endereço pessoal que cause familiaridade no destinatário e vincule-o ao seu negócio.
Defina alguém da equipe para “assinar” seus e-mail. Isso pode ser feito, por exemplo, pelo gerente de marketing ou pelo CEO da sua empresa. Assim, o lead terá a sensação de que uma pessoa realmente sentou e escreveu aquela mensagem especialmente para ele — isso pode trazer ótimos resultados para sua estratégia, aumentando muito a taxa de conversão no e-mail marketing.
4. Personalize o assunto do seu e-mail
A personalização do assunto da mensagem é outro ponto muito importante para as taxas de conversão no e-mail marketing. Isso porque ao fazer essa personalização, você consegue trabalhar interesse, relevância, reputação e emoções positivas, pontos que ajudam a levar o lead a abrir a sua mensagem.
Pra você ter uma ideia melhor da importância dessa dica, vou usar como exemplo um centro oncológico, cliente da Galateia. A base de e-mails dessa instituição é formada por pacientes e médicos. Fazendo a segmentação dos leads, consigo enviar conteúdos diferentes para cada um desses grupos, com assuntos que chamem a atenção de cada um deles:
[Vídeo] Declarações de pacientes que conseguiram a cura!
[eBook] Principais novidades no mundo oncológico
A taxa de abertura e o engajamento conseguidos com essa segmentação poderia cair significativamente caso fosse enviado apenas um e-mail, com o mesmo assunto, para os dois grupos, por exemplo:
Novidades sobre tratamentos oncológico
5. Use técnicas de atração
Atrair logo de cara, com o texto do “assunto”, influencia diretamente na taxa de abertura dos e-mails, por isso você deve ficar de olho nas boas práticas para otimização desse item da sua mensagem. Eu listo algumas delas abaixo:
– Use um texto de apoio (o preheader):
O preheader é a primeira frase à direita do assunto do e-mail.
– Mantenha o assunto o mais curto possível:
O ideal, apontado por pesquisas, é que o assunto tenha entre 20 e 41 caracteres. Assuntos longos são cortados em visualizações mobile.
– Inclua números ou percentuais:
“7 dicas para alavancar suas vendas”
“10% de desconto em todos os produtos”
– Use palavras-chave do seu negócio:
Inclua no título palavras que tenham a ver com o seu segmento de atuação.
– Evite palavras comerciais:
Grátis, promoção, clique, abra, de graça, oferta etc.
As chances dessas palavras gerarem frustrações no lead são altas, além delas estarem associadas a spam.
6. Entregue o que prometeu
De nada adianta causar o interesse do lead pelo assunto de seu e-mail marketing, conseguindo que ele abra a mensagem, mas frustrá-lo por não encontrar no conteúdo o que ele esperava.
Para ter uma boa taxa de conversão no e-mail marketing, é imprescindível que você entregue ao lead aquilo que prometeu desde o assunto da mensagem. Fazer o contrário disso com certeza acabará mal e aumentará sua taxa de cancelamento.
Então, se você prometeu um infográfico, um eBook, algum teste ou brinde, não deixe de entregar ao seu lead, só assim você conseguirá a confiança dele.
7. Elabore um CTA atraente
O CTA (call-to-action) é o último passo para a conversão, por isso ele é peça-chave em sua estratégia. Normalmente, o call-to-action — ou chamada para a ação, em português — é um botão que contém alguma instrução, como: faça o download ou inscreva-se já. Mesmo que pareça um item simples, sem muito peso, todos os seus detalhes devem ser planejados.
Não há uma fórmula mágica para dizer qual CTA funciona melhor, o ideal é fazer testes e acompanhar os resultados. No entanto, é imprescindível que ele fique em destaque. Para isso, você pode:
- escolher uma cor contrastante
- posicioná-lo em um local estratégico
- deixá-lo com um tamanho maior
- colocar um efeito 3D para dar profundidade.
Há diversas maneiras de personalizar o call-to-action para deixá-lo em evidência. Atente-se também para o texto da chamada, palavras genéricas como “clique aqui” não funcionam muito bem. É preciso deixar claro o benefício que o usuário terá ao clicar no link ou botão, só assim o CTA ajudará a aumentar sua taxa de conversão no e-mail marketing.
8. Mantenha um padrão de comunicação
Dar uma identidade às suas mensagens ajuda as pessoas a reconhecerem os seus e-mails de forma imediata. E isso é um fator importante na busca por uma boa taxa de conversão.
Patronize a assinatura dos seus e-mails, o layout e a linguagem das mensagem, assim, quando abrir a caixa de e-mail, facilmente seu lead reconheceram um conteúdo seu.
9. Defina uma frequência de disparo
Este é um complemento ao item 1 (Planeje bem suas mensagens e seus disparos) desta lista. A definição da frequência com que você vai enviar os e-mail para sua base de contatos é extremamente importante e deve ser parte do seu planejamento.
Assim como você, que provavelmente não ficaria feliz se uma empresa lotasse sua caixa de entrada, seus contatos também não vão achar legal receber um monte de mensagens suas de uma só vez. E esse incômodo pode resultar em uma alta taxa de cancelamento.
Na contramão, se você enviar poucos e-mails ou em intervalos muito longos, pode perder o engajamento dos leads. Por isso, é fundamental que você planeje muito bem o seu fluxo, definindo a quantidade e a frequência dos disparos.
10. Acompanhe os relatórios
Acompanhar todos os dados e resultados é definitivamente o fator que fará a diferença ao longo da sua estratégia de envio de e-mails marketing. E para garantir uma boa taxa de conversão, você precisará ficar de olho em todos os indicadores, para ser capaz de perceber quando um ponto precisa ser melhorado.
Resultados que não correspondam às expectativas da sua estratégia podem estar ligados a diversos fatores. Por exemplo, se a taxa de abertura de e-mail está abaixo do normal, o problema pode estar no assunto da mensagem, então é necessário elaborar outro que desperte a curiosidade do lead. Caso você constate que a taxa de abertura está boa, mas tem poucos cliques, pode ser que o CTA precise ser melhorado — e assim por diante.
Agora, vamos relembrar: neste artigo você viu que para aumentar a taxa de conversão no e-mail marketing é preciso:
- Planejar
- Segmentar sua base de contatos
- Utilizar um e-mail pessoal
- Personalizar o assunto da mensagem
- Usar técnicas de atração
- Entregar ao lead o que prometeu
- Elaborar um CTA atraente
- Manter um padrão nos e-mails
- Definir uma frequência de disparo
- Acompanhar os relatórios e resultados.
Agora que você já sabe como otimizar seus e-mails para conseguir melhores resultados, que tal aprender mais sobre a importância de acompanhar as métricas de marketing?
Eu espero que de alguma maneira este artigo ajude você e o seu negócio!
Bons resultados!
Abraços.