O último ano trouxe grandes desafios para as empresas, entre eles a gestão de equipes remotas. Devido à necessidade do home office imposta pela covid-19, muitos negócios ainda resistentes a essa modalidade de trabalho se viram obrigados a deixar seus colaboradores trabalhando de casa.
E, apesar de já deslumbrarmos o fim das restrições impostas pela pandemia, o home office é uma tendência que veio para ficar devido aos seus inúmeros benefícios. Por isso, é tão importante que você use as dicas que elencamos a seguir para fazer a gestão de equipes remotas de forma eficiente. Confira!
Quais são os desafios da gestão de equipes remotas
Entre as dificuldades encontradas pelos gestores ao lidar com equipe remotas vale destacar:
- a delegação de tarefas com autonomia aos colaboradores, deixando eles desenvolverem suas atividades sem uma supervisão constante
- a falta de rotina e de objetivos claros para os funcionários
- em alguns casos, a queda de produtividade da equipe
- os problemas de comunicação entre membros da equipe, que faz os colaboradores se sentirem isolados e desmotivados.
A boa notícia é que dá pra contornar esses pontos na gestão de equipes remotas com algumas ações simples e ferramentas acessíveis.
5 dicas para melhorar a gestão de times remotos
Veja cinco práticas que ajudam a melhorar a gestão de colaboradores que trabalham em home office:
1. Estabeleça regras e metas
Quando todos sabem exatamente o que fazer, tudo funciona melhor. Por isso, deixe claro o que cada membro da equipe precisa realizar.
Dessa forma, haverá um alinhamento entre as expectativas dos gestores e as atividades efetivamente executadas pelos colaboradores.
2. Crie uma comunicação transparente
Não permita que falhas na comunicação interna tragam problemas para a empresa. Mantenha manuais e guias de como as coisas devem ser feitas para que os colaboradores sempre encontrem uma resposta para as dúvidas que tiverem envolvendo procedimentos da empresa. No mais, peça updates regulares sobre os resultados dos trabalhos e também de como eles estão sendo executados.
3. Dê e receba feedbacks
Mais do que estabelecer metas e prazos, é preciso avaliar os resultados por meio de feedbacks regulares com todo o time.
Assim, erros e acertos podem ser analisados para que a equipe alcance um desempenho cada vez melhor.
4. Reforce a cultura da empresa
O trabalho remoto pode fazer os colaboradores esquecerem a cultura da empresa, que são os valores, a missão e a visão do negócio. E como você já deve saber, é ela que forma a identidade da empresa e que mantém os colaboradores unidos e fiéis, mesmo em momentos de crise.
Uma maneira de manter viva a cultura da empresa é divulgando seus avanços e conquistas entre todos os membros da equipe.
5. Invista em tecnologia
A tecnologia é a maior aliada na gestão de equipes remotas. Muito mais do que ter em mãos recursos adequados para comunicação, a tecnologia permite:
- realização de reuniões
- compartilhamento de documentos
- criação de planos de trabalho, com tarefas e deadlines
- updates rápidos e frequentes sobre o status das tarefas
- criação de toda a documentação do trabalho executado.
Ou seja, ela permite que toda a equipe se mantenha alinhada e pronta para executar todo o serviço com eficiência.
5 ferramentas que ajudam na gestão de equipes em home office
E já que falamos sobre tecnologia anteriormente, conheça agora cinco ferramentas que podem ajudar na gestão de equipes remotas:
1. Slack
O Slack é um software de comunicação de equipes com suporte a canais, conversas privadas, integração com serviços externos e compartilhamento de diversos tipos de arquivos.
2. Google meet
O Google Meet é uma solução do Google que permite aos profissionais fazerem reuniões online, tanto pelo computador quanto por dispositivos móveis.
3. Zoom
O Zoom é um serviço de conferência remota que combina videoconferência, reuniões online, bate-papo e colaboração móvel. Sua grande vantagem é a possibilidade de ser usada por um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
4. Trello
O Trello é um aplicativo de gerenciamento de projetos onde as tarefas são apresentadas em quadros e é possível controlar o que está sendo trabalhado e quem está trabalhando em quê.
5. Google drive
Fornecido pelo Google, a ferramenta permite o armazenamento de arquivos na nuvem Google Drive de forma gratuita até 15 GB.
Esperamos que nossas dicas ajudem a otimizar a gestão de equipes remotas aí, na sua empresa. E para ver outros insights úteis para melhorar a operação e os resultados do seu negócio, continue acompanhando as publicações aqui, no blog da Galatéia.