Recentemente escrevemos um artigo, revelando o conceito do UX Writing e seu potencial para as empresas, agora estamos trazendo para você uma lista com a indicação de 5 livros sobre a área.
Munido do entendimento do UX Writing e de sua relevância, o estudo na área só aumentará seu raio de visão e expertise no assunto. Veja agora as 5 dicas de livros sobre UX Writing que separamos para que você e aprenda mais sobre o tema:
1 – O Design do Dia a Dia (Donald A. Norman)
Normalmente, esta é a primeira recomendação de livro para quem está começando a estudar UX. Ele traz análises aprofundadas de produtos, desenvolvendo a forma de pensar do leitor, como um UX designer.
2 – Redação Estratégica para UX: Aumente Engajamento, Conversão e Retenção com Cada Palavra (Torrey Podmajersky)
Neste livro, é possível aprender como escrever de forma estratégica em UX, usando ferramentas para produzir conteúdo com base nas necessidades dos usuários.
3 – Não me faça pensar (Steve Krug)
Lançado há mais de 15 anos, continua demonstrando sua grande contribuição e utilidade a quem quer aprender os princípios básicos de usabilidade.
4 – Microcopy: Discover how tiny bits of text make tasty apps and websites, de Niaw de Leon
Escrito por Niaw de Leon, uma UX writer experiente, que mora nas Filipinas e trabalha para grandes clientes de todo mundo. O livro é cheio de insights e exemplos voltado para makers, tratando especificamente de um tema que é o coração do UX Writing, o microcopy.
Microcopy, resumidamente, é o nome que se dá às palavras, frases ou sentenças de um software ou site que ajudam a orientar o usuário. Por exemplo, quando você entra no Facebook, encontra a pergunta “No que você está pensando?” para te estimular a postar qualquer coisa e ter uma tomada de decisão, você está vendo microcopy.
É um livro necessário para quem quer explorar mais, produzir e aplicar.
5 – Writing is Designing: Words and User Experience, de Michael J.Metts, Andy Welfle e Nick Madden
O foco desse livro está nas estratégias antes da escrita e é ideal para profissionais. Os autores reforçam a função que o UX Writing tem de usar insights e informações do próprio usuário para escrever, fazendo com que as palavras sejam ferramentas que ajudem o usuário.
Conta pra gente se você já leu esses livros sobre UX Writing ou tem outras sugestões sobre o assunto? Continue a navegação pelo blog, porque tem muita coisa legal para você ficar antenado!