Ter um plano de marketing bem definido é essencial para qualquer empresa que deseja criar uma marca forte no mercado.
Composto por informações que vão desde a análise do cliente ideal até o desenvolvimento de estratégias para melhorar as conversões, esse documento contribui para o sucesso das ações de divulgação dos produtos e serviços oferecidos pela empresa e, consequentemente, ajudam a aumentar os lucros do negócio.
Entretanto, mesmo com tamanha importância, muitos donos e gestores ignoram o poder dessa ferramenta, ou não possuem o conhecimento necessário para usá-la. Neste artigo, mostramos a você o que é um plano de marketing e como elaborar um para a sua empresa. Confira!
O que é um plano de marketing?
O plano de marketing é um documento que envolve tudo o que é relativo ao mercado onde a empresa está inserida, detalhes sobre o público-alvo pretendido e como a organização irá se posicionar diante desses elementos.
Dessa maneira, ele funciona como um mapa do caminho que deve ser seguido para alcançar o objetivo final, que é a conquista de mais clientes e a sua fidelização.
Qual a importância de ter um plano de marketing?
Desenvolver um plano de marketing ajuda a empresa a conhecer melhor seu posicionamento de mercado e, principalmente, o que deseja a sua persona, que é o seu cliente ideal.
Quando um negócio conhece o seu lugar no mercado e sabe o que o seu consumidor espera, consegue explorar vantagens que agregam valor e criam um diferencial para o seu produto e/ou serviço.
Quais os benefícios de ter um plano de marketing?
Um bom plano de marketing serve para orientar ações de publicidade e propaganda, visando atrair e reter público e, consequentemente, alcançar mais vendas.
Além disso, ele também permite que você fidelize e promova ainda mais satisfação entre os clientes já conquistados, reforçando a sua marca e a sua presença no mercado.
Como elaborar um plano de marketing?
Elaborar um plano de marketing não precisa ser um pesadelo, ele deve ser como um mapa que ajuda o seu negócio a conquistar o objetivo final: vender e lucrar mais. Veja quais etapas você precisa seguir para criar esse documento para sua empresa.
Análise do mercado
A análise do mercado serve para ter um panorama de como está o ambiente econômico no qual a empresa atua. Ela ajuda a entender quais são as ameaças que o negócio sofre, bem como as oportunidades que pode aproveitar diante do cenário mercadológico.
Para essa análise, você deve verificar tanto fatores externos, como a situação econômica do país, quanto fatores internos, como a sua concorrência.
Definição e compreensão da persona
A persona é o “cliente ideal da sua empresa”, e conhecê-la significa identificar todas as dores e desejos do público que você quer atingir com suas ações.
Definir a persona do seu negócio ajuda a desenvolver um plano de marketing mais coerente, que gere interação com o público e estabeleça uma comunicação fluida, que aumenta as chances de conversão de leads em vendas.
Implementação das estratégias de atração, conversão e qualificação de leads
Os leads são os seus clientes em potencial, aqueles que podem se tornar compradores do produto ou serviço que sua empresa oferece. Ter um plano de marketing bem estruturado ajuda na atração dos leads e também na conversão deles em consumidores.
Na etapa de implementação, são definidas as estratégias que serão usadas na busca por alcançar as metas do negócio. Nessa fase é preciso ter especificados os seguinte pontos:
- qual ação será executada
- quando e onde ela será realizada
- por quem ela será realizada
- qual o custo dessa ação.
Acompanhamento e análise de resultados
Por fim, não adianta executar todas as outras etapas do plano de marketing e não fazer o acompanhamento e a avaliação dos resultados, certo? Não vale a pena ter todo o trabalho do planejamento e da implementação se as ações não tiverem efeito: seria como jogar tempo e dinheiro fora.
Esta etapa deve começar de forma simultânea à implementação, só dessa forma é possível fazer ajustes na estratégia.
Como será feita essa avaliação depende de alguns fatores. Se você sabe exatamente o quanto gastou e quanto arrecadou a partir de uma ação de marketing pode, por exemplo, aplicar a fórmula do ROI. Mas você pode também usar outras métricas de marketing, como o custo por lead, taxa de cliques, taxa de conversões etc. Escolha aquela que melhor se adapta ao seu caso.
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