Para iniciarmos essa conversa, preciso dizer que, se você usa estratégias de marketing digital, mas ainda não faz o acompanhamento das métricas de marketing, está cometendo um grande erro!
Boas ações de marketing digital vão muito além de promover campanhas, e ficar de olho nos resultados que elas alcançam é fundamental para chegar ao principal objetivo de qualquer empresa: fechar bons negócios!
Se você faz parte da turma que investe em marketing digital e inbound marketing, mas ainda não sabe bem o que e quais são as métricas de marketing, e como elas podem ajudar sua empresa chegar ao sucesso, continue a leitura deste artigo, ele tem diversas informações importantes pra você!
O que são métricas de marketing?
De forma geral, métricas são um conjunto de dados usados para mensurar quão bem-sucedida foi determinada ação. No marketing, elas indicam se os objetivos de uma estratégia ou campanha estão sendo alcançados.
Como em outras áreas, no marketing é possível usar uma diversidade de métricas para medir o desempenho de uma ação. E é muito importante saber quais as métricas mais relevantes na análise de determinada atividade, assim você não perde tempo analisando dados que no fim podem não ser tão importantes naquele momento.
Quando falamos sobre marketing digital e inbound marketing, métricas que sempre merecem atenção são:
Retorno sobre investimento (ROI)
O ROI pode ser considerado a métrica mais ampla e importante de qualquer campanha de marketing digital, já que mostra se o investimento feito em uma ação ou estratégia está trazendo os resultados esperados. Um ROI positivo significa que sua estratégia é eficaz, já um ROI negativo indica que é preciso fazer ajustes em suas ações.
O cálculo para saber o retorno sobre investimento de uma ação, estratégia ou campanha é simples. O modelo é este:
ROI = (faturamento – investimento) / investimento
Assim, se você investiu R$ 1.000 em uma ação de marketing e faturou R$ 5.750,00, este seria o seu ROI = 4,75
Na prática = (5.750 – 1.000) / 1.000
Para ter o valor em porcentagem, multiplique o resultado por 100. Então:
4,75 x 100 = 475%
Custo de aquisição de cliente (CAC)
O custo de aquisição de cliente é uma métrica que resulta da soma dos custos com marketing e vendas em determinado período dividido pelo número de clientes conquistados naquele mesmo tempo. E ela dá uma boa visão do quanto uma campanha de marketing digital foi ou está sendo bem-sucedida.
A fórmula para calcular o CAC é o seguinte:
CAC = (custo de marketing* + custo de vendas**) / nº de clientes
* Custo de marketing: agência + mídia paga + ferramentas + etc.)
** Custo com o setor de vendas: ferramentas + custo de tempo na negociação + etc.)
Então, se na sua empresa você gasta, em um mês, R$ 8.650,00 com marketing, R$ 9.000,00 com vendas é consegue sete clientes nesse período, seu CAC é = R$ 2.522
Na prática = (8.650 + 9.000) / 7 = R$2.522 de custo por cliente
Custo por lead (CPL)
Para que uma campanha de marketing digital tenha sucesso, é preciso que o conteúdo do site seja eficiente na conversão de visitantes em leads. E que faça isso pelo menor custo possível. Por isso o custo por lead é uma importante métrica no acompanhamento de uma estratégia. O cálculo desta métrica é semelhante ao do CAC, basta trocar o número de clientes pelo de leads.
Taxa de conversão
A taxa de conversão mede quantos dos visitantes do seu site realmente se converteram em lead ou venda. Essa métrica leva em consideração o objetivo final da sua ação, seja a inscrição na newsletter ou o download de um material, por exemplo.
Ranking nos mecanismos de busca
O bom posicionamento de seu site ou blog nos mecanismos de busca, como o Google, é de extrema importância para o sucesso do seu negócio, já que é neles que boa parte do público busca por aquilo que precisa e tem interesse.
Para estar entre os melhores colocados nos resultados de pesquisa na internet, invista em conteúdo de qualidade e em técnicas de SEO.
É importante que você saiba que, para acompanhar essa métrica é preciso utilizar ferramentas de monitoramento específicas, a maioria delas paga.
Qual o problema de não acompanhar as métricas de marketing?
Empresas que não acompanham as métricas acabam tendo mais dificuldade na hora de parar e entender o que está dando certo ou não em suas ações de marketing. Como não colhem e analisam os dados, elas não conseguem entender:
- qual tipo de conteúdo chama mais a atenção da sua persona
- qual formato de material seu público-alvo prefere
- qual linguagem deve ser utilizada
- a forma certeira de comunicar-se com a sua persona.
Todos esses problemas podem ser evitados pelo acompanhamentos das métricas de marketing, que apontam e ajudam a entender quais são os pontos fracos e os pontos fortes da estratégia traçada por você ou sua equipe de marketing.
Por que colher e analisar as métricas de marketing?
Agora que você entendeu o que são métricas de marketing e os problemas que o não acompanhamento delas pode trazer, veja quatro das razões para colher e analisar essas métricas.
Elas ajudam a gerar melhores resultados
Quando falamos do marketing tradicional, aquele feito por meio de outdoors, anúncios em revistas, comerciais de TV, spots, flyers etc., é possível entender a dificuldade em mensurar seus resultados.
Mesmo você acompanhando a audiência de programas de rádio e TV, no caso de comerciais e spots, medir o retorno que uma propaganda entrega para a empresa é um tanto quanto complicado, pois não há métricas certeiras para isso. E quando se pensa em outdoors, flyers e outros materiais impressos, a mensuração de resultados é ainda mais difícil.
Quando se trata de marketing digital, no entanto, tudo é muito mais simples. E é possível mensurar qualquer ação!
Com os avanços tecnológicos, há ferramentas de monitoramento capazes de obter todos os dados necessários para entender melhor como as pessoas estão se relacionando com a sua marca, serviço ou produto; saber como suas campanhas de divulgação estão performando; verificar quais dos seus materiais tem maior taxa de conversão; e muito mais.
Com todas essas informações em mãos, é muito mais fácil planejar e executar uma estratégia que se comunique da maneira certa com o público, atraindo leads, aumentando suas chances de fechar novos negócios e fortalecendo sua marca.
Elas ajudam a entender o comportamento dos clientes e dos leads da sua empresa
Analisando as métricas de marketing é possível conhecer e entender o comportamento do público da sua empresa e, assim saber:
- por qual tipo de assunto eles mais se interessam
- qual formato preferem
- qual meio mais conquista engajamento
- qual linguagem preferem.
Além dessas coisas, há muitas outras. O que é válido entender aqui é que, por meio das métricas, você consegue entender tudo o que é preciso sobre sua persona, para criar materiais que sejam mais efetivos e que realmente vão chamar a atenção dela.
Elas ajudam a definir o que funciona e o que não funciona
As métricas de marketing são ótimas na hora de entender o que está dando certo na sua estratégia e o que não está.
Ok, mas por que isso é importante?
Saber o que está sendo efetivo ou não na sua campanha é de extrema relevância, seja para montar um novo planejamento ou realizar ajustes na estratégia que está sendo utilizada. Com os dados das métricas, você decide o que deve ser tirado, mantido e incluído nas suas ações de marketing. Assim, é mais fácil ter uma estratégia bem-sucedida.
Elas permitem otimizar os investimentos
Outro benefício relevante que o acompanhamento das métricas de marketing fornece à sua empresa é a otimização dos investimentos.
Uma vez que você já sabe o que está dando certo e o que não está, você pode otimizar a sua verba e voltar os seus esforços para as ações e campanhas que geram maiores resultados para a sua empresa.
Escrevi este artigo para ajudar você a entender qual é a importância de acompanhar as métricas de marketing na sua empresa e quais os benefícios que esse acompanhamento pode gerar. Espero que de alguma forma ele torne o seu trabalho mais produtivo e assertivo.
Antes de ir embora, já que estamos falando sobre métricas, aproveite para dar uma olhada no nosso guia rápido sobre 3 métricas que são importantes dentro de uma empresa de SAAS. Clique no banner abaixo para fazer o download do material.
Até mais!