No mundo dos negócios, e mais precisamente quando falamos de vendas, é preciso ter em mente que: o que não pode ser medido não pode ser melhorado. Assim, se você não utiliza as métricas do marketing digital, certamente irá encontrar dificuldades para identificar o que funciona ou não nas suas estratégias de marketing.
Mas quais seriam essas métricas? Acompanhe esse artigo e descubra algumas das principais métricas de marketing digital agora mesmo.
Principais métricas de marketing digital
1. Retorno sobre investimento (ROI)
É uma das métricas mais importantes em qualquer negócio e deve ser a primeira a ser avaliada, já que está diretamente ligado ao lucro.
No marketing, ele mostra justamente qual foi o retorno sobre o valor investido em determinada ação, como uma campanha de anúncios ou mesmo em toda a estratégia.
Enquanto o retorno sobre investimento for positivo e a empresa tiver capacidade de produção, vale a pena aumentar os investimentos em marketing digital.
ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido
2. Custo de aquisição por cliente (CAC)
O custo de aquisição por cliente mostra quanto a empresa gasta para conquistar um consumidor.
No seu cálculo deve-se incluir todas as despesas com marketing e vendas durante um determinado período e comparar com o número de novos consumidores que entraram.
CAC = Despesas + investimentos em marketing e vendas / Número de novos clientes em um período
3. Ticket médio
O ticket médio mostra o valor que cada cliente gasta, em média, nos serviços ou produtos da empresa.
O ideal é encontrar o ticket médio mensal, ou seja, o valor total médio gasto por cada cliente por mês. Assim, você poderá usar esse valor no cálculo de outras métricas.
Ticket médio mensal = Receita do mês / Número de clientes do mês
4. Taxa de conversão do funil
Antes de tudo, você deve conhecer o conceito de funil de vendas, pois essa é a forma mais eficiente de conduzir os clientes pela jornada de compra. Mas se você não sabe muito bem do que se trata, vale a pena dar uma olhada no nosso texto Você sabe quais são as etapas do funil de vendas?
Pois bem, dentro do funil de vendas, o cliente em potencial passa por diversas fases e a empresa deve ter uma estratégia de marketing específica para cada uma das etapas. Assim, é muito interessante medir o sucesso de cada parte do funil.
Muitas vezes os problemas de conversão estão concentrados em uma parte específica do funil e medindo, você consegue identificar onde está o problema para corrigi-lo.
5. Valor do ciclo de vida do cliente – Lifetime value (LTV)
Na prática, essa métrica calcula a receita gerada por um determinado cliente durante seu tempo como cliente ativo da empresa.
Esse valor, além de ser um importante indicador sobre como anda a retenção e os níveis de satisfação dos clientes, serve para embasar decisões e trazer novas perspectivas sobre a saúde financeira do negócio e a atratividade de investimentos.
Ele é calculado com base no ticket médio e o tempo de retenção de clientes.
LTV = valor do ticket médio x tempo de retenção de clientes
Gostou e quer saber mais sobre assuntos relacionados às métricas do marketing digital? Confira nosso artigo Métricas de marketing: Qual a importância de acompanhá-las? e claro, continue acompanhando nosso blog e nossas redes sociais.