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Marketing nas redes sociais: 7 ações que realmente geram resultados

1 de outubro de 2021Como Gerar Leads

Se você tem como objetivo atrair mais clientes, se posicionar no mercado e divulgar seus produtos ou serviços, o marketing nas redes sociais é a melhor opção para a sua empresa. 

No Brasil, a cada dia mais pessoas acessam plataformas como Facebook, Instagram e LinkedIn, e isso significa que seu negócio também precisa estar presente nelas. Porém, para que isso realmente traga bons resultados, é imprescindível contar com uma boa estratégia. E esse é o objetivo deste artigo: mostrar algumas ações que realmente funcionam quando o assunto é marketing nas redes sociais. Acompanhe!

Por que investir em marketing nas redes sociais?

Essa é uma pergunta comum e fácil de responder: você deve investir em marketing nas redes sociais porque é nelas que o público-alvo do seu produto ou serviço está. Por isso, é importante marcar presença nesses canais e aproveitá-los para se comunicar melhor com a sua persona, afinal, eles disponibilizam diversos recursos que as empresas podem utilizar para divulgar e aumentar o alcance da sua marca.

Por meio do marketing nas redes sociais é possível se comunicar de forma adequada sobre assuntos relevantes para o seu público e, assim, alcançar maior proximidade, engajamento e fidelização dos clientes. Isso acontece porque hoje em dia as redes sociais são ferramentas fundamentais na gestão de relacionamento com consumidores.

E se você ainda tem dúvidas sobre se vale a pena investir nesses canais, veja alguns números: 

  • um estudo divulgado pela Cuponation em janeiro de 2021 revelou que, ao longo do ano de 2020, os brasileiros gastaram cerca de 5 horas por dia nas redes sociais
  • segundo o Digital 2021, relatório digital publicado em parceria entre o We Are Social e o Hootsuite, o número de usuários de mídias sociais aumentou mais de 13% no ano de 2020
  • o mesmo estudo revela ainda, que meio bilhão de novos usuários entraram em alguma rede social durante o ano de 2021, elevando o total global para quase 4,2 bilhões no início de 2021.

As 7 ações de marketing nas redes sociais que geram resultado

Para fazer um bom marketing nas redes sociais e, assim, alcançar todos os objetivos do seu negócio, é preciso investir em estratégias que tenham alto poder de conversão, como as que apresentamos a você a seguir:

1. Produzir conteúdos de alta qualidade

Nenhuma ação de marketing nas redes sociais irá surtir o efeito desejado se os seus conteúdos não forem interessantes e muito bem elaborados. 

Assim, capriche na qualidade das imagens e escreva textos interessantes sem erros gramaticais e, principalmente, que sejam relevantes para o seu público. Um bom conteúdo deve informar, divertir e fazer com que as pessoas queiram saber mais sobre seus produtos ou serviços. 

Não há estratégia que seja eficiente se o seu conteúdo não for atrativo, com uma boa comunicação e bem produzido. Estabeleça quais são os assuntos que mais chamam a atenção da sua persona, use uma linguagem adequada, tome cuidado com a estética e não se esqueça de produzir um conteúdo fácil de ser compartilhado.  

2. Publicar posts com questionamento 

Posts com questionamentos estão entre as melhores ações de marketing nas redes sociais, seja no Facebook ou no Instagram. É natural que o público responda, compartilhe, se envolva e, dessa forma, se aproxime da empresa. 

Eles devem ser elaborados com o objetivo de gerar discussões entre os usuários e podem ser muito interessantes para aumentar o engajamento do público com a sua empresa, desde que essas discussões não se transformem em brigas e agressões verbais entre as pessoas.

Tente sempre manter um clima amigável em sua página, e caso algum usuário passe dos limites no seu discurso, é importante que ele seja penalizado. No mais, seja criativo nos posts e faça perguntas que gerem interação e aumentem o engajamento.

3. Investir em links patrocinados

Os links patrocinados são as campanhas pagas e segmentadas, ou seja, as empresas investem em anúncios que serão exibidos para pessoas interessadas no seu produto ou serviço. Os anúncios patrocinados têm boa visibilidade e se destacam diante de outros posts comuns, já que ficam posicionados em locais estratégicos. 

Capriche nos anúncios e não se esqueça das landing pages ou páginas de conversão que funcionam como uma espécie de boas-vindas e direcionam o público para determinados produtos. 

Você pode e deve investir em anúncios no Facebook, Instagram, YouTube, Twitter e se o seu negócio é B2B, vale a pena também investir no LinkedIn.

Dica: lembre-se sempre de entender onde sua persona está e como ela busca o seu produto. Para criar a sua persona, basta clicar aqui.

4. Impulsionar publicações

Mesmo com uma estratégia e um planejamento eficientes para a atração de tráfego orgânico, a limitação imposta pelas redes sociais é um empecilho para que seus posts tenham um grande alcance. Assim, quando você achar que o alcance do seu conteúdo está pequeno e que ele poderia melhorar para gerar mais negócios, é o momento de investir em impulsionar as publicações. 

Por meio desse recurso você vai conseguir alcançar um maior número de pessoas e a probabilidade de realizar vendas será muito maior. Só não esqueça de revisar bem o conteúdo das suas publicações, pois ele vai alcançar muito mais usuários nas redes sociais e você não quer fazer feio, certo?

5. Realizar enquetes

No Instagram, as enquetes são uma ferramenta com alto poder de engajamento, uma vez que servem para brincar e interagir com os seguidores. E o melhor é que, trabalhando de forma direcionada e usando as perguntas certas, você consegue conhecer melhor o seu consumidor, o que é fundamental para uma boa estratégia de marketing digital. 

É a chance perfeita de conhecer o seu público e extrair aquelas informações que faltavam para virar a chave dos seus projetos, gerando soluções que conversem de verdade com a audiência.

Quer outro motivo para usar enquetes como estratégia de marketing nas redes sociais? Elas são simples e rápidas de fazer: basta uma imagem e a pergunta certa para atrair o público e coletar informações valiosas.

6. Fazer transmissões ao vivo

Transmissões ao vivo, as famosas lives, vieram para ficar e não é por menos. Elas são uma excelente estratégia de marketing nas redes sociais. Elas geram muitas interações e aproximam o cliente da empresa.

No entanto, elas requerem um pouco mais de trabalho, já que é preciso desenvolver um conteúdo exclusivo que chame a atenção da sua persona e que gere valor para ela.

7. Interagir com a sua audiência

Não deixe seu público falando sozinho! Aproveite as curtidas, comentários, compartilhamentos e mensagens para interagir com o seu público. Essa é uma excelente maneira de criar um vínculo com ele e, assim, estimulá-lo a fazer negócios com sua empresa. Mas cuidado, use uma linguagem adequada ao seu público, seja educado, objetivo e simpático.

E então, gostou de saber mais sobre marketing nas redes sociais? Quando aplicadas corretamente, as ações que listamos aqui fazem toda a diferença no crescimento do seu negócio.

Quer aprender a aplicar essas 7 estratégias na sua empresa? Fale com um dos nossos especialistas e entenda quais são os melhores canais de divulgação do seu produto ou serviço. Com isso, vai ficar muito mais fácil alcançar os objetivos que sua empresa deseja atingir!

Marketing nas redes sociais Redes sociais
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