O marketing interno — também conhecido como endomarketing ou marketing institucional — quando bem trabalhado, agrega grande valor à imagem da empresa no mercado. Além de ajudar a melhorar de forma significativa o comportamento dos colaboradores e os resultados do negócio.
Muitas empresas enfrentam dificuldades quando o assunto é motivação, treinamento e engajamento da equipe. E essas dificuldades podem prejudicar muito funcionários e empresa, tornando o ambiente de trabalho pesado e tenso.
Dar atenção às estratégias de endomarketing ajuda a mudar esse cenário. Neste artigo você vai ver algumas dicas de como colocar o marketing interno em prática na sua empresa e colher os benefícios dessa ação. Confira!
Definição de Marketing Interno segundo Kotler
Considerado um dos maiores especialistas em práticas de marketing do mundo, Philip Kotler define marketing interno como “a tarefa bem sucedida de contratar, treinar e motivar funcionários hábeis que desejam atender bem aos consumidores”.
Antigamente, o marketing interno era visto como uma técnica de venda. Esse entendimento, claramente, ficou lá atrás. Hoje em dia essa vertente do marketing é tratada de forma diferente dentro das empresa.
O marketing interno não é uma técnica de vendas, mas sim uma maneira de fazer sua equipe entender qual o potencial da empresa em que trabalha, além de compreender qual relevância aquele negócio tem na vida de outras pessoas. No caso, na vida de quem está adquirindo o produto ou serviço oferecido.
É importante deixar claro que os resultados da sua empresa podem ser facilmente afetados de forma negativa caso a sua equipe não acredite no potencial do seu negócio ou não se sinta parte dele.
Por isso, é de extrema importância sempre deixar seus funcionário bem motivados, isso ajuda na produtividade da equipe e até mesmo na qualidade do ambiente de trabalho, tornando o dia a dia na empresa mais leve e agradável.
Quatro dicas para colocar o endomarketing em prática na sua empresa
O marketing interno tem como objetivo estreitar a relação entre funcionários e empresa, criando vínculos entre as duas partes. Os tópicos a seguir são muito importantes para que o seu marketing interno seja bem sucedido.
Dica 1: Saiba qual a importância dos seus funcionários
Antes de começar a fazer um planejamento, você deve entender que para que a estratégia do marketing interno seja bem sucedida é preciso enxergar os funcionários da sua empresa de uma forma diferente.
É necessário entender que as pessoas que fazem parte da equipe da sua empresa são responsáveis por fazer tudo acontecer, sendo assim, elas merecem ser reconhecidos.
Nesse momento, você deve estar pensando “ok, mas como eu posso mostrar esse reconhecimento pelos funcionários da minha empresa?”
É muito simples! Você pode expressar esse reconhecimento por meio de recompensas, mudança de discurso, motivação, dentre outras coisas. O objetivo dessas ações é fazer com que as pessoas que trabalham pra você sintam que fazem parte de algo maior.
Dica 2: Seja transparente
Ser transparente com os seus funcionários é um requisito essencial para que o marketing interno dê certo. Isso vai fazer com que o relacionamento que você tem com sua equipe seja real, não uma coisa fictícia e forçada.
Não existe nada que aproxime mais os colaboradores da empresa do que sempre saber o que está acontecendo no ambiente interno, seja uma coisa boa ou ruim.
Entenda, ser transparente com seus funcionários é a base para que o seu marketing interno funcione. Qualquer funcionário se sente melhor quando sabe o que está acontecendo dentro da empresa em que trabalha, ao invés de ficar às cegas.
Dica 3: Trace seus objetivos, compartilhe e engaje seus funcionários
Em tudo o que fazemos, definir objetivos e metas é muito importante. No marketing interno não é diferente. Defina sempre o objetivo que deve ser alcançado — mas não algo ganancioso, tenha como objetivo algo que você sabe que é possível realizar, seja realista! E monte um passo a passo do que deve ser feito para atingir o objetivo definido.
Com o passo a passo em mente, pense em tudo que a sua empresa já passou, na história construída, no quanto o seu negócio cresceu, o que você passou até chegar onde está e no que ainda pode passar.
É importante você ter tudo isso em mente, pois essa consciência vai ajudar a continuar escrevendo a história da sua empresa, e é essa história que você vai contar aos seus funcionários. Compartilhar tudo o que foi vivido ao longo dos anos faz com que os seus colaboradores se sintam parte da história e queiram dar continuidade ao seu trabalho.
Dica 4: Treine seus funcionários
Oferecer treinamentos aos funcionários faz eles se sentirem valorizados, pois você está acreditando e investindo no potencial deles. Além de possibilitar que a equipe cresça profissionalmente e se especialize cada vez mais, tornando-se mais produtiva.
É importante dizer que dinâmicas internas também são interessantes, pois promovem a interação entre as equipes e podem ajudar a melhorar ou resolver conflitos internos.
Então, entendeu a importância do marketing interno para que sua empresa alcance os resultados desejados? Espero que as dica que listamos aqui, de alguma forma, ajudem você e o seu negócio.
Caso você queira saber um pouco mais sobre outros tipos de marketing, que tal começar pelo nosso ebook que conta alguns dos mitos do marketing digital? Faça o download agora, é grátis.