Marketing em tempos de crise é o tema de hoje e tem o objetivo de te ajudar a melhor posicionar sua empresa quando o cenário for desfavorável.
A definição de prioridades, a adaptação de estratégias, a avaliação de cenários, bem como as projeções e identificações de oportunidades fazem parte de uma forma estratégica de lidar com momentos críticos.
Um relatório elaborado pela PwC realizou uma pesquisa com 2.084 entrevistados, dos quais 64% eram líderes executivos e 36% eram chefes de departamento e seu resultado classifica crise em quatro aspectos:
- Causas desencadeadas por fatores internos ou externos da empresa;
- Aquilo que gera impacto em um ou mais departamento da empresa;
- Interfere diretamente nas ações comerciais;
- Prejudica direta ou indiretamente a imagem da empresa.
Tipos de crise
A pesquisa pontua que existem vários fatores que podem gerar ou culminar em uma crise. Contudo, essas situações possuem suas próprias características, com causas e consequências.
Na pesquisa da PwC, sete tipos de crises são evindeciadas:
Crise de reputação
Crises de reputação são muito comuns nas empresas, ainda mais em um cenário de constante exposição de ideias e valores nas redes sociais.
Esse tipo de crise pode afetar de maneira irreversível a imagem da empresa, se não for resolvida de forma estratégica, pontual e em tempo hábil, pois causa uma série de desdobramentos desagradáveis. Para isto é importante ter uma equipe com conhecimento estratégico de redes sociais e times multidisciplinares.
Crise financeira
De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 21% das empresas brasileiras quebram após o primeiro ano, sendo a crise financeira uma das maiores causadoras desse dado nada otimista.
Altos investimentos com baixo retorno ou má administração financeira podem ser as causas mais recorrentes. Todo bom gestor precisa ficar de olho aberto em seu caixa!
Crise operacional
As características desse tipo de crise estão relacionadas a fatores que envolvem falhas operacionais, produtos com defeito e mercadorias violadas.
Crise tecnológica
Empresas que se recusam a repensar seu modelo de negócios diante de um mundo tecnológico tendem a sofrer com esse tipo de crise.
Uma pesquisa realizada pela Corebiz, indicou que o serviço de delivery, de maneira geral, cresceu 77% no Brasil, logo no início da pandemia do COVID-19.
Isso fez muita diferença tanto na saúde empresarial de vários negócios, como na sobrevivência de muitos outros. Quem não soube se adaptar a essa nova realidade passou por grandes dificuldades.
Esse exemplo evidencia a importância da transformação digital na continuidade de muitas empresas no mercado.
Crise de capital humano
Investidores da Apple foram altamente impactados em 2011, com a renúncia de Steve Jobs ao cargo de CEO da empresa. Após a notícia, as ações da empresa despencaram 4% em menos de 24h, representando a perda de milhões de dólares. Em outra ocasião, Elon Musk, dono da Tesla, foi convidado para uma entrevista em um programa de podcast que estava sendo exibido ao vivo. No meio de sua entrevista ele fez uma espécie de brincadeira fumando maconha. No mesmo dia, as ações de suas empresas sofreram oscilações, gerando um prejuízo de no mínimo cinco mil dólares, além de outras complicações com órgãos de fiscalização.
Esse exemplo de crise de capital humano pode ser válido também para paralisações de funcionários ou notícias de abuso no ambiente de trabalho.
Crises legais
Corrupção e má administração geram crises legais nas organizações.
Crise humanitária
Empresas que demoraram a tomar as medidas básicas de higiene e proteção contra o Covid-19 foram alvos de críticas negativas na internet, sobretudo nas redes sociais. Terrorismo e ausência de sustentabilidade provocam esse tipo de crise.
Procedimentos básicos do setor de Marketing em tempos de crise
Quando se estabelecem ações racionais de curto, médio e longo prazo com levantamentos de dados, análises técnicas e cautela é possível obter melhor aproveitamento dos recursos disponíveis. Esse posicionamento não cabe apenas à gestão da empresa, de modo geral, mas também é uma responsabilidade do setor de Marketing, que cuida da comunicação da empresa.
Como vimos, podem existir vários tipos de crise e para cada tipo a equipe de marketing precisará ter um planejamento prévio e estratégico a fim de “enxugar gelo”, sanar problemas pontuais e contornar situações críticas que envolvam a reputação da marca/empresa.