Marketing de Conteúdo é uma das formas de criar um público engajado e gerar novas oportunidades de negócio. Porém, tudo isso é feito através da criação de conteúdo relevante para essas pessoas, tornando-as mais próximas da sua marca.
Mas antes, vou falar um breve resumo sobre a diferença entre marketing e vendas, e como isso influência em nossas estratégias e tomadas de decisão.
Marketing de Conteúdo – Porque o Marketing e as Vendas devem andar lado a lado?
Marketing são todas estruturas e estratégias feitas em uma empresa para diversos objetivos, que podem ser: Vender mais, trabalhar a reputação de uma marca, gerar novas oportunidades de negócio, entre outros.
Já as vendas dão a continuidade ao trabalho do marketing. Uma vez que as oportunidades já foram trazidas pelo marketing, o time de vendas entra em ação e é nesse momento que acontece as primeiras conversões de novos clientes.
Porém, diversos vendedores e times de vendas operam sem estarem alinhados à um time de marketing.
E vou falar uma coisa…
Muitas vezes funcionam muito bem, viu. Mas, pode ter certeza, o trabalho para gerar essas novas oportunidades e clientes são bem maiores e mais desgastantes quando é feito sem um time de marketing.
Um dos maiores problemas que vemos no mercado é falta do alinhamento entre o time de marketing e vendas. Isso se deve pelo fato dos empresários não enxergarem o marketing como um investimento, e sim, como um alto custo que “sabe lá” se terá um retorno sobre seu investimento ou não.
E é isso que quero te mostrar aqui nesse conteúdo. É possível sim, fazer um ótimo marketing e melhorar o seu processo de vendas com um baixo investimento.
“Mas calma ai, você não iria falar sobre marketing de conteúdo?”
Sim, mas acho importante você entender alguns conceitos básicos sobre o marketing e as vendas. E com isso, você consiga tirar um melhor proveito do conteúdo para aplicar ainda hoje dentro do seu negócio.
Continuando…
Hoje no mercado temos diversos tipos de marketing:
- Marketing Direto
- Marketing Indireto
- Marketing Social
- Endomarketing
- Marketing de Nicho
- Outbound Marketing
- Inbound Marketing
- Marketing de Conteúdo
- Marketing Promocional
- E muitos outros…
Mas nesse artigo iremos abordar especificamente o Marketing de Conteúdo por conta de 3 Benefícios que ele traz e que são extremamente interessantes para qualquer empresário, que são:
- Redução de Custos para trazer novas oportunidades de negócio
- Conteúdos que realmente ajudam nossos clientes e possíveis clientes
- Ajuda na Retenção e Fidelização de Clientes
Marketing de Conteúdo: 3 Benefícios que ele traz para seu negócio
1 – Redução de custos para trazer novas oportunidades de negócio
Quando se trata em trazer novos clientes para nossa empresa, existe uma série de custos envolvidos desde o time de marketing, time de vendas, campanhas, anúncios, etc.
Porém, grande parte desse custo pode ser diluído com Marketing de Conteúdo. E para fazer isso você deve produzir CONTEÚDOS.
Conteúdo é uma das coisas que tem o menor custo do que qualquer outro tipo de marketing.
Pois hoje em dia, qualquer um pode criar conteúdo, mas foque em conteúdo relevante, lembre-se você está entregando valor para possíveis clientes e os clientes atuais da sua marca.
Com certeza isso irá te trazer mais resultados e com o custo de aquisição de novos clientes muito menor.
2 – Conteúdos que realmente ajudam nossos clientes e possíveis clientes
Além de melhorar a comunicação e o relacionamento entre a empresa e as pessoas, existem diversos benefícios que são gerados quando você ajuda seu público com conteúdos relevantes para o dia a dia dele, como por exemplo:
- Geração de valor em seu serviço ou produto
- Maior valor agregado a marca da sua empresa
- Reconhecimento do público com a autoridade da sua marca –
- Entre outros.
3 – Ajuda na Retenção e Fidelização de Clientes
Se você acha que não precisa reter seu cliente, você está enganado e perdendo dinheiro ao mesmo tempo.
Custa de 5 a 6 vezes mais trazer um novo cliente do que manter um que já está com você.
Seja você uma empresa de recorrência ou não. Se você, possui a oportunidade de vender novamente para seu cliente, venda.
Pois, isso fará com que seu cliente fique cada vez mais envolvido com sua empresa e também fará boas indicações (Boca a boca). E pode ter certeza, esse cliente terá um papel fundamental nisso para seu negócio.
Porém, com o marketing de conteúdo você pode entregar para o público conteúdos que mostrem com que você se importa com ele e está disposto a ajudar ele, entregando soluções em seu dia a dia.
Agora que você viu os 3 Benefícios do Marketing de conteúdo que acho mais importante, vou te explicar na prática como você pode dar seus primeiros passos e aplicar marketing de conteúdo na sua empresa, vamos lá?
Marketing de Conteúdo – 4 Passos para você começar aplicar na sua empresa ainda HOJE
Existe um oceano de oportunidades e estratégias para se utilizar o marketing de conteúdo. É completamente possível qualquer pequena, média ou grande empresa utilizar ele em suas estratégias de marketing.
O que vou te mostrar aqui é um plano de voo. Não é necessário você seguir a risca. Mas, caso decida segui-lo, você terá uma rota desenhada para mais fácil aplicação:
Antes de continuar e falar os 4 passos. Caso prefira você pode assistir nosso webinário gratuito Marketing de Conteúdo – 4 Passos para você começar aplicar hoje na sua empresa
Para facilitar eu trouxe em 4 passos o que você pode fazer para começar a aplicar o Marketing de Conteúdo na sua empresa, que são:
- 1° Passo – Tenha um blog no seu site
- 2° Passo – Construa Materiais para seu Público
- 3° Passo – Relacione com seu Público
- 4° Passo – Crie Métricas para tudo
Veja abaixo como aplicar cada um desses passos:
1° Passo – Tenha um blog no seu site
Hoje qualquer negócio que está preocupado com seu posicionamento, tem um site. Porém um blog já é mais do que essencial para qualquer negócio hoje em dia, lá você poderá publicar artigos e conteúdos totalmente direcionados e que realmente solucionam os problemas do seu público.
Quando se trata de criar conteúdo para o seu blog, foque em problemas que sua empresa pode ajudar seu público a solucionar, como por exemplo:
Uma loja de PetShop, pode criar um artigo em seu blog ensinando “Como dar banho no seu cachorro de porte grande”.
Muitas pessoas tem problemas em dar banhos em cachorros de porte grande: O Cachorro não fica parado, não sabe os cuidados que devem tomar, etc.
Não tenha medo, não é porque você está ensinando ao seu público como dar banho em um cachorro de porte grande, que ele nunca mais irá levar o cachorro em seu petshop. Você não está entregando o ouro, como dizem por ai rsrs
Pelo contrário, ele vai perceber que não tem os equipamentos corretos, produtos corretos e técnicas corretas para que seu cachorro tenha o melhor banho da sua vida.
É nessa hora que você entra em cena e tem um cliente totalmente satisfeito!
Uma plataforma para criar seu blog totalmente gratuito que você pode utilizar é o WordPress. Além das boas práticas, que facilitam o ranqueamento dos seus materiais nos motores de busca, ele é de fácil manuseio para postagens e tudo mais.
2° Passo – Construa Materiais para seu Público
Materiais Ricos são uma ótima ferramenta para você gerar novos contatos, oportunidades e leads para seu negócio.
O legal desses materiais é que existem diversos tipos e estilos que você pode produzir e entregar para seu público.
No ambiente digital, quem nunca se deparou com alguns:
- Ebooks
- Webinários
- Infográficos
- Lista de Ferramentas
- Vídeo Aulas
- etc
Sim, é muito comum ver isso nos dias de hoje. Mas, o conteúdo não é de hoje!
Podemos dizer que a centenas e milhares de anos já existiam conteúdo mas sua forma vem mudando ao decorrer dos anos, e as pessoas também.
O que impede uma mecânica, ensinar o seu cliente através de uma vídeo aula como ele pode verificar e trocar o óleo do seu freio para que ele tenha um carro mais seguro e ao mesmo tempo que tenha a manutenção em dia.
Pode ter certeza, que seu público ficará muito grato com isso. E com certeza, se você souber fazer uma boa oferta do seus serviços ele ficará muito contente em trocar os freios na sua mecânica.
Lembre-se as pessoas sempre estão precisando de algo e elas sempre querem comprar algo.
3° Passo – Tenha um relacionamento com seu Público
Já se foi a época onde o relacionamento era feito somente olho no olho, nos dias de hoje as empresas que não se comunicam com seu cliente pelo meio digital poderão desaparecer no futuro.
Se você já cria artigos, conteúdos e materiais para seu público você acha que ele não quer se relacionar com você?
Hoje temos diversas ferramentas e pontos de contato que você pode ter com seu público
- Email Marketing
- Messenger
- Entre outros…
E elas são a base para você manter eles por perto, até que se tornem seu amigo (Cliente).
Sabe aquele amigo que você não fala à alguns anos? Vocês são amigos, porém, o relacionamento de vocês HOJE já é mais frio? Podemos dizer que é a mesma coisa.
As pessoas gostam de se conectar e relacionar umas com as outras!
E o marketing de conteúdo tem esse “poder” de gerar o relacionamento da empresa com o público.
Sempre entregue algo de valor para seu público, ele ama se sentir especial.
4° Passo – Crie Métricas para tudo
Analisar e mensurar todos os dados que você tem é algo essencial: Acesso das redes sociais, blog, cliques, conversões, campanhas, etc
Essas métricas irão te mostrar se o conteúdo que você está fazendo para seu público é realmente interessante e se traz algum resultado para seu negócio.
Seja íntegro, busque criar um conteúdo que realmente ajude seu público, mas também busque criar um conteúdo que te traga resultados.
A única forma de saber se, o que você está criando esta valendo a pena ou não, são os resultados!
Algumas métricas importantes que você tem que saber sobre seu conteúdo ou material é:
- Visualizações
É importante saber se o conteúdo que você está fazendo, seja visto por outras pessoas. Então essa é a métrica primária que você deve estar atento. Saiba quantas pessoas viram seu conteúdo
- Cliques
Saiba quantas pessoas clicaram para compartilhar seu artigo, clicaram para acessá-lo ou até mesmo clicaram em algum link que você quis incluir dentro desse material.
Essa métrica te dará uma ideia do quão engajado o seu público está com os conteúdos
- Conversões
Quantas pessoas que consomem seu conteúdo podem se tornar seu cliente?
Essa é a métrica responsável em te mostrar qual dos seus visitantes se tornaram possíveis clientes, por ter tomado alguma ação dentro dos seus conteúdos ou materiais.
Acompanhe essa métrica de perto pois ela pode ser uma das mais importantes para seu negócio. Com ela você irá saber se o marketing de conteúdo está realmente sendo feito de maneira correta.
Poderíamos ficar dias falando sobre o marketing de conteúdo, existe muita coisa sobre isso, de verdade. Mas, buscamos trazer aqui um conteúdo que te trará um passo a passo que possa ser seguido.
Para resumir o que foi dito nesse material:
3 Benefícios do Marketing de Conteúdo que achamos mais importantes
- Redução de Custos para trazer novas oportunidades de negócio
- Conteúdos que realmente ajudam nossos clientes e possíveis clientes
- Ajuda na Retenção e Fidelização de Clientes
4 Passos para você começar a aplicar o marketing de conteúdo na sua empresa
- 1° Passo – Tenha um blog no seu site
- 2° Passo – Construa Materiais para seu Público
- 3° Passo – Tenha um relacionamento com seu Público
- 4° Passo – Crie Métricas para tudo
Muito obrigado por ter chego até o final desse artigo!
Acredito plenamente que com esse conhecimento que você adquiriu aqui, você conseguirá dar os seus primeiros passos no marketing de conteúdo para sua empresa.
E faz um favor para mim? Deixa seu comentário aqui abaixo e me fale o que achou do material, tudo bem?
DICA: Não se esqueça, qualquer um pode criar um conteúdo e gerar valor para seu público.
Até o próximo artigo, um abraço!