Marketing de Conteúdo é um dos braços do Marketing que mais provoca desejo nos consumidores, e por isto, apostar nessa estratégia para e-commerces chega a ser uma dica óbvia, não é mesmo?
Com o objetivo de atrair o público de forma natural, o Marketing de Conteúdo para quem trabalha com comércio virtual precisa investir na produção de conteúdos, tanto criativos quanto educativos. O consumidor final dará sua resposta ou feedback a respeito da utilidade e relevância do conteúdo apresentado, portanto produzir informação de qualidade e utilidade pública tende a gerar mais vendas.
Neste artigo, a Galatéia fala do que sabe e tem experiência, pois nossos clientes nos procuram para resolver suas dores. Afinal toda marca quer ser exposta, vista como relevante para seu segmento ou nicho, por exemplo.
1. Entendendo o público-alvo
Dentro do Marketing de Conteúdo, a definição do público-alvo é essencial para traçar estratégias, pois o público-alvo poderá ser alimentado por uma variedade de interações, como tutoriais, dicas, guias, infográficos, vídeos, gamificação, e-books, etc. A partir do momento em que um produto é inserido em uma jornada de compra, a persona pode ser alimentada de muitas maneiras.
Se imaginarmos que uma empresa seja um e-commerce de peças de automóveis, por exemplo. Nutrir seu lead (potencial cliente capturado no funil de vendas) com notícias atualizadas do mundo automobilístico, através de uma newsletter, com dicas básicas de manutenção em carros e motos pode ser interessante para o seu futuro consumidor.
2. Vá até onde seu cliente está!
Por mais que a maioria das pessoas esteja em uma rede social, não necessariamente significa que o seu público-alvo esteja lá.
É preciso avaliar e traçar um planejamento estratégico na divulgação de conteúdo e o mais importante: no canal escolhido para divulgá-lo. Que lástima seria se você produzisse um conteúdo de alta qualidade, mas fizesse sua exposição no lugar em que a sua audiência menos frequenta! Já pensou?
Estudo e pesquisas de mercado ajudam qualquer empresa a se posicionar de maneira correta, utilizando os canais corretos.
3. Construa um blog, se possível!
É impressionante o quanto blogs continuam sendo fonte de interação entre quem vende e quem compra!
Por um tempo, pareceu que blogs cairiam em desuso, mas conteúdos criados estrategicamente pelas empresas, para estes canais, mostram-se como grandes fontes de engajamento, no que diz respeito à geração de tráfego para e-commerces.
Segundo apontou uma pesquisa da Content Trends 2019, cerca de 63,7% das empresas consideram o Marketing de Conteúdo como o dardo que atinge o alvo, que no caso é atenção e captação de clientes.
A criação regular de conteúdo na internet e o bom uso de palavras-chave que interessam ao público-alvo faz com que o mecanismo do tráfego orgânico gire a favor das empresas que buscam otimização. Dessa forma, o alcance de um público qualificado e inclinado a realizar seus desejos de consumo, ou seja, comprar de produtos em determinada loja, aumenta.
4. Use formulários e páginas de captura
Se sua empresa decidir utilizar um blog, capturar os clientes por meio de uma isca digital deve fazer parte da estratégia.
A conversão de visitantes de um blog em clientes em potencial é consolidada por meio dos formulários e páginas de captura, que contam com o auxílio dos materiais ricos.
Já falamos aqui no blog sobre materiais ricos e recomendamos que você leia neste artigo: 3 formatos de materiais ricos que sua empresa deve investir
As páginas de captura, como o próprio nome já sugere, são capazes de solicitar o nome, e-mail e Whatsapp de quem visita o blog da sua empresa em troca de uma informação ou até mesmo um voucher de desconto em algum serviço ou produto promocional.
Com esses dados pessoais em mão, sua empresa pode criar e-mails personalizados e realizar o envio de mensagens por WhatsApp com conteúdos que levem o potencial cliente a estreitar ainda mais a relação com a marca e concretizar a venda.
5. Já ouviu falar de FAQ?
Com certeza você já viu essa área em algum site! FAQ é a sessão responsável por sanar as dúvidas mais frequentes dos visitantes do seu site, blog ou comércio virtual.
Proporcionar confiança e segurança aos futuros compradores de seus produtos exige cuidado. Nesta sessão, a empresa já se antecipa a possíveis objeções que o cliente possa fazer na jornada de compra.
Dentre os muitos benefícios que seu e-commerce pode ter com o marketing de conteúdo, podemos citar o aumento do tráfego para o seu site, maiores oportunidades de vendas e maior interação do público-alvo com a marca. Para uma boa execução de todo esse processo, contar com uma agência que tenha experiência no assunto, como a Galatéia, fará toda a diferença. Entre em contato agora mesmo com um de nossos especialistas!