Se você quer se tornar mais produtivo no trabalho ou nos estudos, ou quer apenas administrar de forma mais eficiente a sua rotina, os mapas mentais podem ser de grande ajuda. A partir deles é possível estruturar conhecimentos e organizá-los de forma que a fixação e o aprendizado se tornem muito mais completos.
Interessante, não? E para que você descubra o que são os mapas mentais e como usá-los, basta conferir este nosso novo conteúdo. Acompanhe!
O que é um mapa mental
O mapa mental, ou mind map, é um método desenvolvido pelo psicólogo inglês Tony Buzan, autor do livro Mapas Mentais. Trata-se de um diagrama elaborado a partir de uma ideia central, que vai se ampliando em variados ramos. Cada uma dessas ramificações são desdobramentos do conceito inicial.
A base dos mapas mentais são as palavras-chave. Assim, é fundamental que você tenha a capacidade de reduzir conceitos a poucas palavras.
Ele pode ser feito à mão ou com a ajuda de programas e aplicativos. De qualquer maneira, são usados elementos e cores diferentes para criar um conceito visual facilmente identificável.
Assim, podemos dizer que o mapa mental é capaz de sintetizar um conhecimento de forma clara e objetiva por meio de um painel visual com poucos elementos.
Para que serve um mapa mental
Os mapas mentais são úteis em várias situações, por exemplo quando você precisa:
- ler um livro sobre determinado assunto e em seguida elaborar um rápido resumo
- apresentar um projeto em poucos minutos, com em uma reunião de trabalho
- montar um roteiro de viagem ou programação da sua rotina.
A verdade é que eles podem ser aplicados para os mais diversos fins e sempre facilitam a compreensão, memorização e a gestão das informações.
Os mapas mentais servem para te orientar em meio a diversos e complexos conteúdos. É uma técnica que ajuda a memorizar os principais pontos do tema estudado e organizar todas as informações na sua mente.
Porque utilizar os mapas mentais
Se você tem dúvidas se deve ou não começar a usar mapas mentais, confira só alguns dos principais benefícios do método:
- ajuda na fixação, memorização e aprendizado de conteúdos
- auxilia na solução de problemas
- organiza os dados e informações
- organiza o pensamento
- colabora para a associação de informações desconexas
- ajuda a definir com mais nitidez e organiza os pensamentos
- auxilia na revisão das informações
Dessa forma, os mapas mentais são um grande aliado tanto na vida estudantil e profissional, quanto no âmbito pessoal.
Como fazer um mapa mental
Veja abaixo o passo a passo para montar seu mapa mental:
1° Defina o tema central e escolha uma imagem para representá-lo, com três ou mais cores.
2° Faça conexões a partir desse elemento central. Uma ideia é puxar setas para representar cada nova associação.
3° Procure afinar as linhas à medida que fizer as irradiações. Ou seja, as linhas mais grossas ficam mais próximas do centro e as mais finas, por sua vez, mais distantes.
4° Acrescente outras imagens ou símbolos.
5° Escreva as palavras-chave.
6° Coloque cada palavra e imagem na sua própria linha, todas elas conectadas a partir da imagem central.
7° Faça um mapa bastante colorido, já que as cores ajudam na estimulação visual. Tente usar tons parecidos para as mesmas ideias.
8° Certifique-se de que seu mapa mental está claro e que faça sentido para você.
Quais ferramentas ajudam a fazer um mapa mental
Você pode criar seu próprio mapa mental com papel, canetas coloridas,desenhos e imagens, mas pode também fazer online com a ajuda de algumas ferramentas:
Coggle: online e gratuito. Possibilita o compartilhamento de mapas mentais.
MindMup: é compatível com o Google Drive e também permite o compartilhamento. Possibilita a inserção de custos no mapa. Há uma versão gratuita e outras mais elaboradas que são pagas.
Bubbl.us: disponível para desktop e mobile. Pode ser usado na versão gratuita ou pelo plano mensal. Permite inclusão de cores, compartilhamento e edição coletiva.
Creately: possui cinco modelos disponíveis na versão gratuita. Conta com recursos como arrastar e soltar.
Pronto! Agora que você já sabe um pouco mais sobre mapas mentais, é hora de praticar! Toda vez que surgir uma questão ou ideia para colocar no papel, use esse recurso e deixe o raciocínio mais claro. Aproveite para montar um esquema com as tarefas que você precisa realizar ou estudar para o seu negócio, divida aquelas de maior complexidade em vários tópicos e torne tudo mais fácil e eficiente.
E para mais conteúdos relevantes, que tal acompanhar as redes sociais da Galatéia? Estamos no Instagram e também no Facebook.