Gerar leads qualificados está dentro de qualquer estratégia de Inbound Marketing, porque a transformação de “visitante para morador” passa por este processo.
De potencial cliente a cliente ativo existe muita preocupação com a definição da persona, o tom de voz a ser utilizado pela marca, as palavras-chave para SEM e SEO.
Dentre outras etapas e ferramentas, esses elementos desencadeiam uma geração de leads, por isso montar um bom time de vendas é primordial.
Neste artigo, a Galatéia fala desse importante processo, que leva um prospect a tomar consciência profunda a respeito de suas dores, conduzindo-o a tomar uma decisão de compra ou desistência no carrinho.
O gerenciamento de leads qualificados
Se sua empresa ainda não está investindo em marketing digital para vendas, então, ela está perdendo dinheiro.
Esse gerenciamento contempla uma organização dos leads, objetivando resultados compensatórios. Toda equipe – marketing e vendas – deve estar engajada e bem treinada para gerar lucratividade.
Essa atenção promove um posicionamento de marca mais coerente, fazendo com que mais clientes se identifiquem com o produto ou serviço, porque aquilo realmente faz sentido para eles.
O propósito da gestão de leads é fazer com que os prospects que estiverem no início da jornada do cliente evoluam até a decisão de compra. Pois a medida em que um lead vai passando de fase no funil de vendas, mais o time de marketing poderá segmentá-lo e prepará-lo para ser “pescado” pela equipe de vendas, transformando-o em parte de um grupo de leads qualificados.
Técnicas como o lead scoring e a automação de fluxo podem colaborar e muito com o planejamento estratégico das empresas.
Direcionando leads qualificados para o time de vendas
Após ser nutrido de conteúdo assertivo, o lead será trabalhado até alcançar a qualificação. Quando esse momento chegar será preciso enviar esse cliente em potencial para um bom vendedor, no setor comercial.
Quanto mais rápido for esse processo, maiores serão as chances de conversão. Contudo, ter um bom time de vendas fará toda a diferença.
Um time de vendas precisa ser competente e competitivo. O ecossistema empresarial deve fomentar um exercício de trabalho colaborativo, onde tanto vendedores, quanto gestores agem em parceria com os demais colaboradores.
Para a formação de uma equipe comercial de alta performance é necessário que a organização prepare o grupo com estratégias empresariais de engajamento, questionando e recalculando ideias, crenças, opiniões, conhecimentos, maneiras de trabalhar, dentre outras variáveis.
2 dicas para montar uma boa equipe de vendas
– Defina um líder
Gestão é uma palavra que não sai de moda e se aplica a diversas áreas, mas quando falamos de vendas não podemos deixar de pensar em liderança.
Bons vendedores são frutos de uma boa gestão de equipe de vendas, pois todo o setor demanda que exista alguém qualificado o suficiente para exercer autoridade e supervisão dos profissionais.
Bons líderes se alinham ao DNA da empresa e ajudam a localizar os melhores vendedores dentro da área de vendas.
– Invista em tecnologia
Mantenha sua empresa antenada diante das novidades do mercado e das novas tecnologias. Ofereça para o seu vendedor o mínimo de recurso tecnológico, a fim de que ele tenha como trabalhar com dignidade e visando dar lucro ao seu negócio.
Investir em um CRM também é imprescindível para a automatização de vendas de sua empresa. Querer que vendedores pesquem sem nem ao menos conceder a vara não é nada racional. Investir em tecnologia também significa investir em pessoas, porque as pessoas usam máquinas.