Você tem uma empresa de TI e deseja alavancar seus negócios, porém não sabe por onde começar? Investir em Inbound Marketing é uma ótima escolha.
Neste artigo, nós compartilhamos informações que mostram como estratégias de Inbound Marketing ajudam a melhorar os resultados de empresas do segmento de TI e apresentamos um case de sucesso que comprova esse benefício. Confira.
O que é Inbound Marketing
O Inbound Marketing tem como foco principal o desenvolvimento da jornada de compra de um potencial cliente, desde a sua atração até a retenção, respeitando, construindo e entendendo o momento ideal para fechar negócio.
Em vez de “empurrar” um serviço/produto, o objetivo principal das estratégias de Inbound Marketing é criar valor para o negócio. Por isso, muitos o chamam também de Marketing de Atração, pois suas ações geram mais valor a empresa ou marca e consequentemente os clientes procuram pela empresa.
Qual é a diferença entre o Inbound Marketing e Outbound Marketing
Agora que você já entendeu o conceito de Inbound Marketing, você precisa saber o que é Outbound Marketing.
Mais conhecido como Marketing Tradicional, o Outbound Marketing tem como objetivo trazer clientes ao oferecer os serviços ou produtos de uma empresa por meio de mensagens diretas.
Ou seja, de maneira resumida, no Outbound Marketing a empresa procura o cliente, já no Inbound Marketing o cliente procura a empresa.
Quais ações formam um plano de Inbound Marketing
Ao contrário do que muita gente imagina, um plano de Inbound Marketing não contempla apenas o marketing de conteúdo. O conteúdo é sim uma parte importante da estratégia, mas não é a única.
Uma boa estratégia de Inbound prevê o uso de conteúdo e diversos outros canais e ferramentas de marketing, como: site, blog, páginas de conversão, mídias sociais, SEO (Search Engine Optimization), anúncios pagos, e-mail marketing, eventos, CRM (Customer Relationship Management) e, em alguns casos, até mesmo assessoria imprensa.
A metodologia Inbound Marketing é dividida em 5 etapas: Atrair, Converter, Relacionar, Vender e Analisar.
Atrair
Nesta etapa, o principal foco é atrair a atenção do público alvo da empresa através de ações de Marketing. Em vez de procurar clientes com ações diretas, é construído conteúdos de valor e assim, atrai-se muitas pessoas que por espontânea vontade se interessaram no assunto.
A chave para atrair a atenção de muitas pessoas e gerar interesse, é entender o que essas pessoas buscam através de palavras chaves. O resultado dessa ação é um público mais engajado e propenso a comprar ou fechar negócio com a empresa.
As principais ferramentas para atrair o público são: Blog, SEO, anúncios de pesquisa e redes sociais.
Converter
Após atrair o público alvo e mantê-lo engajado com o seu material, é necessário “converter” os mesmos.
A pessoa que visitou o seu site precisa virar um Lead e assim avançar etapas até o momento da compra. É chamado de conversão o potencial cliente passa suas informações para determinada empresa em troca de um benefício (material rico).
As ferramentas são: Ofertas, Formulários, E-books, entre outras.
Relacionar
Na etapa “Relacionar” é onde qualificamos o Lead, segregando quem está apto para continuar o processo de compra e quem não está.
A melhor forma de se relacionar com o Lead é através de: E- mail Marketing, automação de marketing e nutrição de leads.
Vender
Depois de ter atraído e conduzido seus leads por todo o ciclo de compra até chegar ao estágio de venda, o objetivo principal deve ser transformá-lo em cliente. Nessa etapa, deve-se entrar em contato com o lead através das informações obtidas nas etapas anteriores e realizar a venda.
Analisar
A última etapa tem como objetivo conhecer os resultados das suas estratégias e saber se realmente está trazendo bons resultados para o seu negócio. Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para medir os resultados das suas campanhas, como Google Analytics.
Agora que você já sabe todo o conceito de Inbound Marketing, é hora de descobrir a importância dessa metodologia nas empresas de Ti.
Quais as particularidades do Inbound Marketing para empresas de TI
Como as empresas de TI na sua maioria vendem para outras empresas, que por sua vez têm usuários que têm conhecimento de tecnologia, o Inbound Marketing é a estratégia perfeita para esse ramo de negócio.
Por meio do Inbound Marketing é possível atrair visitantes qualificados para os canais de comunicação online e conduzir esse público por uma trilha, o chamado “funil de vendas”, entregando conteúdos ricos em troca de dados.
E com esses dados em mãos, basta automatizar uma estratégia de relacionamento via e-mail marketing, para preparar esse potencial cliente (lead) através da nutrição e transformá-lo em um comprador.
Porque as estratégias de Inbound Marketing são eficientes para empresas de tecnologia
Estudos mostram que as estratégias de Inbound Marketing funciona melhor quando colocadas em prática em empresas com as seguintes características:
- ciclo de vendas, curto ou longo, mas previsível
- vendas de produtos complexos
- oferta de produtos/ serviços que pedem um processo de educação/ convencimento do cliente para que a venda aconteça
- oferta de serviços de alto valor agregado, que exige um trabalho consultivo durante o processo de vendas.
Qualquer empresa de TI se encaixa em ao menos uma dessas características e por essa razão, o Inbound Marketing tem maior impacto nesse segmento de negócio.
Quais as vantagens de investir em Inbound Marketing
Veja abaixo três das principais vantagens do Inbound Marketing para as empresas de TI:
Credibilidade e posicionamento de marca na web
Nos dias de hoje, é fundamental ganhar notoriedade no mercado pelo conhecimento, e a base do Inbound é a distribuição de conteúdo relevante para atrair as pessoas certas, na hora certa, para o seu negócio.
Acompanhamento de resultados
No marketing tradicional é muito difícil saber se as ações estão atingindo as pessoas certas, mas isso não acontece no Inbound Marketing. As ferramentas de automação, além de conduzirem os leads pelo funil de vendas, são capazes de mensurar o retorno sobre o investimento (ROI) de uma forma precisa.
Quebra de objeções e entrega de leads mais qualificados para a equipe de vendas
Como boa parte das dúvidas dos clientes são sanadas por meio dos conteúdos que eles consomem dentro do funil de vendas, eles chegam para a equipe de venda mais prontos para fechar o negócio.
Conheça o case de sucesso da Galatéia com uma empresa de TI
Aqui na Galateia, trabalhamos com Inbound Marketing de atração qualificada, feito especialmente para o seu produto. Elaboramos estratégias de marketing com produção de conteúdo de qualidade, realizando um planejamento detalhado e fazendo acompanhamento de KPIs.
Com a expertise da nossa equipe, colecionamos cases de sucesso como o da Milvus, startup desenvolvedora de um software de gestão para empresas do segmento de tecnologia. Durante nossa parceria, as estratégias de Inbound Marketing trouxeram resultados incríveis. Entre eles:
- já no primeiro mês de ações, houve aumento de 379% no número de test drives do produto e de 325% nas vendas
- ao final dos três primeiros meses de estratégias, houve um aumento de 662% no número de test drives e 204 novos assinantes da plataforma
- com a Galatéia, a Milvus aumentou em 386% seu número de clientes.
São números impressionantes. Não? Se você quer alcançar resultados assim aí, na sua empresa de TI, fale com a gente! Nossa agência é especializada em estratégias de Inbound Marketing para o segmento de tecnologia e pode ajudar você e o seu negócio a chegarem em outro nível.