Normalmente, trabalhar com a gestão de uma equipe de marketing interna nas empresas, é um desafio para os empresários que também possuem diversas outras tarefas para se preocupar no seu dia a dia.
Sabendo disso, é de extrema importância falar não apenas sobre marketing, mas também do gerenciamento de uma equipe de marketing. E porque falar do marketing e do gerenciamento?
A resposta é simples. O marketing e o gerenciamento de uma equipe de marketing andam juntos pois você precisa que tudo dentro da sua empresa seja organizado da melhor forma para que você divulgue a sua empresa.
De nada adianta você promover o seu trabalho sendo que você não consegue entregar aquilo que a sua equipe de vendas ofertou para o seu consumidor. Pois sua equipe não cumpre prazos ou o escopo do projeto que foi apresentado. Dessa maneira você não vai entregar aquilo que foi divulgado para o seu cliente, por isso que o gerenciamento e o marketing andam juntos.
É necessário que prazos de entrega sejam seguidos a risca e o escopo do projeto também. Pois só assim você vai garantir o sucesso do esforço que está sendo feito para que tudo ocorra bem.
Foi pensando neste problema de gerenciar uma equipe de marketing interna que nós da Galatéia decidimos escrever este artigo dando dicas para que você faça uma gestão de equipe excelente dentro da sua empresa ou agência.
Mas antes de começar as dicas, vamos entender o que é e como funciona a gestão da equipe de marketing de uma empresa.
O que é Gestão de equipe?
Entende-se por gestão de equipe quando você tira o melhor proveito de cada funcionário dentro da sua equipe. Ou seja, você tenta obter o melhor resultado possível dessas pessoas. Entretanto, para que isso ocorra, é preciso que alguém fique responsável por esse rendimento. Sempre auxiliando e mantendo o engajamento e a motivação da equipe dentro do ambiente de trabalho.
Um dos objetivos da gestão de equipe é fazer com que o rendimento da equipe seja cada vez maior. Mas sempre mantendo a qualidade, dedicação, motivação e engajamento.
Quando a sua equipe está engajada e rendendo, isso faz com que as chances dos seus clientes voltarem a adquirir algo da sua empresa ou agência seja maior. Pois eles sabem que o seu serviço possui qualidade e que trabalham bem com prazo. Além de ouvirem e darem dicas que vão ser benéficas para resolver algum problema que tenha feito com que o seu cliente tenha ido atrás dos seus serviços.
Agora que já sabemos do que se trata a gestão de equipes, vamos as dicas para que você faça a gestão dentro da sua empresa ou agência da melhor forma.
1º Dica: Estruture os processos
Quando você possui processos bem estruturados dentro da sua empresa ou agência, isso facilita os fluxos de trabalho. Pois a equipe inteira já vai saber qual processo é para seguir e o que deve ser feito.
Ter processos estruturados faz com que economize tempo, pois as pessoas já vão ter um direcionamento. Sem contar, que através de processos, cada pessoa da equipe vai saber qual é o momento certo de entrar em ação e onde deve entrar. Ou seja, a equipe trabalha em sintonia.
A falta de processos dentro de uma empresa/agência dificulta muito o andamento das coisas. Pois a equipe acaba ficando perdida em relação ao que tem ser feito no projeto. Quando tudo está estruturado a equipe tem uma direção. Isso faz com que o trabalho seja feito com maior qualidade e tem melhor aproveitamento do tempo.
2º Dica: Tenha sempre uma equipe engajada
Quando falamos em agência de marketing, estamos falando de serviços que, apesar de intangíveis, têm um significado muito valioso para quem o contrata. Se você pretende gerenciar uma agência de marketing com tranquilidade, precisa de uma equipe engajada. Uma equipe que entenda seus papéis e responsabilidades e caminhe com as próprias pernas, sem necessidade de micro-gerenciamentos.
Sendo assim, você precisa primeiro escolher os profissionais certos e colocá-los naquelas atividades que são mais compatíveis com suas competências. É fato que ter um profissional para cada atividade de marketing é extremamente complicado. Por isso, prefira profissionais com perfis multidisciplinares.
Defina também metas individuais e coletivas para a equipe, fazendo com que todos trabalhem focados no mesmo objetivo. Mantenha uma comunicação fluida e transparente e não esqueça de reconhecer, valorizar e recompensar quem está realmente engajado com o negócio.
3º Dica: Partilhe os objetivos e metas
Partilhe com a sua equipe os objetivos e metas que foram determinados para determinado período. Quais são os prazos que necessitam que sejam seguidos fielmente e quais são as metas que devem ser priorizadas em cada atendimento.
Caso você queira, é possível usar alguns meios como questionários para avaliar qual foi a satisfação do cliente em relação ao atendimento que obteve e ao cumprimento de prazos. Com as respostas colhidas, você pode adequar melhor o atendimento e fazer ajustes caso seja necessário.
É de extrema importância que toda a equipe saiba quais são os objetivos e metas do projeto, para que tudo seja cumprido sem que haja divergências ao decorrer do projeto.
4º Dica: Use softwares de gestão de projetos
Temos que lembrar que uma campanha feita para um cliente é composta por um projeto que tem escopo, prazos a serem seguidos e custos.
Sendo assim, você tem pessoas responsáveis pelo o que vai acontecer dentro dessa campanha, e gerenciar todas elas não é algo fácil. Então ter um software que te ajude a fazer isso é de grande importância. Pois você tem um controle maior sobre as coisas.
Você pode anotar tudo no sistema sem que se esqueça de alguma tarefa, mesmo que esqueça, vai ter tudo anotado no sistema, podendo acessá-lo a qualquer momento de qualquer lugar. Facilitando a gestão de projetos da sua equipe interna de marketing.
Nós aqui da Agência Galatéia usamos o Operand, que é um sistema voltado para gestão de equipes. Nele conseguimos organizar tudo o que precisamos, como tarefas, briefings do job e do projeto. Além de o sistema permitir que haja interação nos jobs, compartilhando informações com as pessoas que estão envolvidas no mesmo.
Através do sistema, nós também conseguimos saber quando tempo cada integrante da equipe gastou em cada job que foi designado a ela, através do timesheet.
Tudo isso que o sistema fornece faz com que as coisas dentro da agência sejam mais organizadas. Pois você tem um sistema onde pode anotar tudo o que necessita, sem deixar nada para trás. Tendo maior controle sobre tudo o que acontece. Podendo analisar dados na hora que uma tomada de decisão e ver maneira de aumentar o rendimento de cada pessoa da sua equipe.
É algo que você consegue acessar de qualquer lugar a qualquer momento. E que vai te dar uma direção. Além de te fornecer um melhor controle sobre o que precisa ser feito para cada cliente.
O Operand fornece:
- Fluxo de trabalho mais eficiente;
- Rentabilidade por job (Gerenciamento da produtividade);
- Desempenho da empresa e tomada de decisão.
Fluxo de trabalho mais eficiente
Ele dá uma visão clara do fluxo de trabalho para todas as pessoas que compõem a equipe. Os próprios integrantes são capazes de gerenciar as suas tarefas. Além de contar com modelos de briefings pré-definidos que podem ser usados na hora de abrir um job ou projeto fazendo com que haja melhor otimização do tempo de cada um.
Rentabilidade pro job (Gerenciamento da produtividade)
Como falei anteriormente, com o sistema conseguimos ver quanto tempo foi gasto em cada job e através da descrição sabemos o que foi feito em cada apontamento do timesheet. Isso permite que haja melhora no processo e maior qualidade na entrega do job. Além de poder ter interações dentro dos jobs, para saber como está o andamento ou compartilhar informações pelo sistema para quem está envolvido no job, facilitando a interação entre a equipe via sistema.
Desempenho da empresa e tomada de decisão
É possível identificar a lucratividade por cliente ou projeto, tendo uma visão geral do projeto e sabendo os seus custos reais. Além disso, é possível analisar os dados que os operand fornece para auxiliar nas estratégia internas e externas. Melhorando a performance estratégica da empresa.
Pra quem faz o gerenciamento da equipe de marketing dentro da empresa, é de extrema importância conseguir organizar as coisas e tirar o melhor proveito de cada integrante da equipe. Sempre procurando extrair o melhor deles e com a melhor qualidade. Nunca deixando de não cumprir prazos e as metas que foram definidas.
Seguir essas coisas é muito importante para que a sua equipe de marketing interna tenha sucesso e sempre dê o seu melhor.
Bom, essas foram as nossas dicas para que você consiga gerenciar melhor a sua equipe interna de marketing. Coloque essas dicas em prática e certeza que você terá sucesso.