Persona e avatar estão para o Inbound Marketing, assim como o vinho está para a taça. Tem tudo a ver! Até porque não dá para pensar em elaboração de estratégias de marketing, destinadas a um público fantasma, desconhecido.
Entender os conceitos de Persona e de Avatar é o pontapé inicial para quem quer parar de atirar no escuro, seja na produção de conteúdo para blogs, redes sociais ou desenvolvimentos de sites e landing pages.
Não dá para mirar no mundo inteiro. Definir e conhecer a persona de sua empresa, bem como criar seu avatar é essencial para o sucesso da sua estratégia.
Conceitos de Persona e Avatar
Como já mencionamos anteriormente, criar conteúdo, investir dinheiro em tráfego pago, fazer lançamentos, sem uma boa definição de sua persona e avatar é jogar dinheiro no lixo.
Porque pensa com a gente um minuto: se você insistir em produzir conteúdo para um público que nem você sabe ao certo qual é, a chance de errar é imensa e a chance de alguém se interessar pelo seu produto ou serviço é drasticamente reduzida, porque não há direcionamento do que está sendo feito para um alvo correto.
E por falar em alvo, vamos começar falando de público-alvo, que na prática, é o grupo de pessoas que você ou sua empresa idealizaram para oferecer determinado produto, serviço e todas as estratégias de marketing que serão trabalhadas.
O público-alvo diz respeito às pessoas com maiores possibilidades de comprar de você. Elas possuem afinidades, que podem ser fatores sociais, econômicos e demográficos, como:
Gênero; Idade; Estado civil; Formação; Profissão; Classe social; Localização; Hábitos de compra etc.
Exemplo de público-alvo: Uma loja de roupas íntimas. Logo, o público-alvo pode ser composto de:
Mulheres solteiras; Idade entre 22 a 44 anos; residentes nas capitais do Brasil; possuem renda mensal entre R$1.000,00 à R$2.000,00; regularmente, compram lingeries.
Essas informações servem como uma bússola, mas são flutuantes, pois podem variar.
O público-alvo sempre foi muito usado no marketing tradicional, mas o marketing digital prioriza a PERSONA, pois ela abrange as necessidades e desejos mais profundos dos clientes.
Persona
É um resumo do perfil do comprador ideal que reúne características, desejos, hábitos e possíveis objeções comuns. Construir a persona torna mais fácil e segura a tomada de decisões, baseadas na realidade.
A persona é um tipo de personagem, com nome, idade, histórico pessoal, desejos, objetivos, vontades, desafios e preocupações cotidianas. É como se fosse uma pessoa de verdade, mas antes de tudo idealizada.
Avatar
Embora não haja um consenso sobre a diferenciação de Persona e Avatar, alguns especialistas concordam que o avatar é um personagem criado com base nos dados do público que a empresa quer alcançar.
Para alguns deles, o avatar é uma versão menos customizada da persona, com informações mais genéricas, se parecendo muito com o público-alvo. Mas é importante dizer, que você tem liberdade para criar mais de um avatar.
Outro fator que demonstra a importância de saber desses conceitos é que ambos contribuem para a construção do ambiente e do cliente ideal, que devem ser trabalhados por meio das ações de segmentação de marketing digital, seja por meio de otimizações com o SEO ou por anúncios pagos veiculados para atingir seus clientes em potencial.