Sabemos das dificuldades de muitas pessoas em entender a importância que o Custo de Aquisição de Clientes (CAC) tem dentro das empresas, por isso, nós da Agência Galatéia resolvemos criar este artigo a fim de ajudar nossos clientes e parceiros.
Onde você irá aprender o que é CAC, como calcular e como você poderá diminuir seu Custo de Aquisição de Clientes.
Muitas empresas ainda não se preocupam em medir e acompanhar essa métrica, principalmente por desconhecerem a sua importância.
Além de ser um dado de grande importância para a empresa quando for pensar em elaborar uma estratégia, acaba sendo muito importante na hora da tomada de decisão da equipe e dos gestores de marketing.
O CAC é uma das métricas mais importantes e que afetam tanto a lucratividade da sua empresa como suas metas de vendas e suas ações de marketing. Então lembre-se disso: quanto menor for seu CAC, mais vantajoso se torna o cenário para seu negócio. Afinal de contas, isso significa que você está gastando menos por cada novo cliente.
Mas o que é o famoso Custo de Aquisição de Clientes? Como calcular? E como diminuí-lo? Para descobrir, basta acompanhar nosso artigo até o final.
O que é CAC (Custo de Aquisição de Clientes)
O Custo de Aquisição de Clientes (CAC, de Customer Acquisition Cost) mostra o quanto seu negócio tem investido para cada novo cliente. Geralmente as áreas que atuam diretamente nesse processo são marketing e vendas, mas dependendo do segmento pode variar.
O CAC envolve o trabalho de toda equipe envolvida em todas as etapas do funil, desde a atração de visitantes, a nutrição desses leads até o momento da compra.
Então, para ter assertividade no cálculo desse custo, o ideal é que você já tenha controle sobre o processo de venda, especialmente quantos clientes é capaz de gerar e qual investimento cada etapa demanda.
Ter o controle de todos os dados do seu ciclo de vendas e tudo que ele envolve fará com que você tenha mais praticidade na hora de calcular seu CAC e fazer os ajustes necessários para melhorar essa métrica.
Como calcular seu Custo de Aquisição de Clientes
Para fazer o cálculo é simples, basta somar todos os investimentos feitos para adquirir um cliente (salário das equipes; investimento em ferramentas; infraestrutura; telefonia; e todos e quaisquer gastos com investimentos em marketing, vendas, e outras áreas caso haja atuação das mesmas) e fazer a divisão pelo número de novos clientes conquistados em um determinado período de tempo, do qual você terá de definir. Mas falaremos disso mais à frente…
Ou seja, para calcular seu Custo de Aquisição de Clientes basta seguir a fórmula:
Para deixar ainda mais claro para você, vou deixar aqui um passo a passo:
1º passo: Você deverá começar definindo o período em que quer calcular (ex: do dia 1 de fevereiro à 28 de fevereiro);
2º passo: Identifique todos os seus investimentos com marketing, vendas, e outras áreas caso haja atuação;
3º passo: Logo após faça um levantamento do número total de clientes conquistados no período definido no 1º passo;
4º passo: Por fim, tendo a soma dos investimentos divida pelo número de novos clientes. Como na fórmula acima.
5º passo: Acompanhe essa métrica constantemente, e procure sempre diminuir esse Custo de Aquisição de Clientes.
Como diminuir seu Custo de Aquisição de Clientes
Agora que você já sabe o que é CAC e como fazer para calcular, você precisa saber como diminuí-lo, correto? E como prometido no começo do artigo, vamos lá…
Confira as melhores estratégias para reduzir o CAC do seu negócio:
Acelere o seu ciclo de vendas
Aqui a lógica é bem simples e fácil de entender, quanto menos tempo você demorar para converter seus visitantes em leads, e leads para clientes, menos você terá investido e com isso seu Custo de Aquisição de Clientes será menor. Simples né?
Atraia mais leads qualificados
E para que a lógica citada acima funcione e você consiga converter seus leads em clientes em um curto período de tempo você irá precisar atrair leads qualificados e isso já é metade do caminho e para isso criar uma persona (seu perfil cliente ideal) é fundamental para essa etapa. E para isso temos um material que vai te ajudar criar a persona da sua empresa mesmo que não saiba nada sobre marketing digital.
Invista em automação de marketing
Economizar tempo e esforços da equipe de marketing e vendas é um bom investimento a se fazer, e a automação serve justamente pra isso, pois além de agilizar seus processos os tornam mais produtivos.
Reduza custos desnecessários
Trocar viagens ou reuniões presenciais por reuniões online são exemplos de como você poderá reduzir custos (caso não seja realmente necessário que essas reuniões sejam presenciais).
Invista em sua equipe de vendas
Investir em suas equipes de vendas é importante, pois de nada adianta atrair leads qualificados se na hora de fazer a prospecção você não tiver um time de vendas preparado.
Em 3 motivos para investir em sua equipe de vendas você irá ampliar seus conhecimentos e fará com que você saiba a importância desse investimento e isso reduzirá seus custos.
Reduza o Churn
Churn nada mais é do que uma métrica que aponta o número de clientes que tem cancelado seu produto ou serviço. Para calcular o churn, o que você precisa fazer é somar o número de clientes que cancelou seu produto/serviço no período analisado.
E para realmente reduzir o seu CAC, é preciso levar muito em conta a taxa de churn que você vem tendo, pois a redução do churn implicará diretamente no seu Custo de Aquisição de Clientes.
A lógica para reduzi-lo é justamente a fidelização, de forma que você possa fazer novos negócios com os mesmos clientes. Portanto, reduzir o churn está diretamente relacionado à redução do CAC.
Uma citação que usamos muito aqui na Galatéia é “Conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter um atual” do Philip Kotler. Portanto, fidelize para reduzir o churn!
E por último vou dar uma dica extra, uma das estratégias mais valiosas:
Faça Inbound Marketing
Investir em Inbound Marketing é uma das estratégias mais valiosas, por isso deixei por último, e se você chegou até aqui, irá entender o porquê…
Responsável não somente por atrair clientes potenciais através da Produção de Conteúdo relevante e garantir uma boa presença digital, é também uma das maneiras mais efetivas para reduzir seu Custo de Aquisição de Clientes e a mais utilizada em nossa Agência.
Criar conteúdo de qualidade constantemente, ter um blog ativo e disponibilizar materiais ricos (como ebooks, guias, webinários, e etc) ajudará na geração de leads e o conduzirá até a etapa seguinte do funil, onde o objetivo é educar, nutrir, e conduzir seu lead à etapa de compra, tornando-se assim, um novo cliente.
E para te ajudar a entender melhor sobre Inbound Marketing criamos um ebook e vamos disponibilizar de forma gratuita para você, clique aqui para fazer download do material.
Caso você já possua conhecimento do Inbound Marketing, sugiro que já comece a Gerar os primeiros resultados na sua empresa com Inbound Marketing
Agora vamos relembrar o que você viu nesse artigo:
- O que é Custo de Aquisição de Clientes (CAC);
- Como calcular;
- Como diminuir.
Espero que de alguma maneira este artigo te ajude e que agora você possa ter total controle sobre seu Custo de Aquisição de Clientes e tenha bons resultados!
Abraços.