Por menor que seja um texto, ele pode ter um poder que, talvez, você desconhece e o conceito de copy vem trazer exatamente esse ponto de atenção.
Quantos conteúdos você já deixou de consumir ou passou a consumir, simplesmente por gostar da leveza do texto, o formato e a cadência das palavras, ao passo em que outros você, de cara, incomodou-se com a ortografia, ausência de pontuação e até mesmo, fechamentos das ideias?
Não importa o formato da peça, o jeito de escrever faz toda a diferença para a hora da conversão.
Uma linguagem mais clara e objetiva pode ativar gatilhos mentais que trarão diferenciação ao seu produto diante da concorrência, por isso, o copy deve ser pensado nos mínimos detalhes.
O que é copy, afinal?
Dentro do marketing digital vai ser comum ver esse termo, portanto aprenda que se trata de um texto que tem a missão de fazer o leitor converter em alguma ação, seja o preenchimento de um formulário com dados pessoais ou na compra de algum produto.
Copy não é como uma redação, um bilhete, uma carta, um recado, mas é um texto que é dotado de técnicas de persuasão. Tais técnicas tornam mais fácil a vida das empresas, que precisam que seu público-alvo execute alguma ação, que por intenção, culminará em vendas.
Esse tipo de texto aparece em qualquer peça de Marketing de Conteúdo, seja em eBooks, e-mails, posts de blog, legendas de redes sociais, roteiros de vídeo, etc. Onde houver uma intenção, existirá copy, afinal não faz sentido produzir conteúdo despretensiosamente, quando se pode lucrar com isso também. Olhando friamente, pela ótica do nosso mundo capitalista, ainda tem muita gente perdendo tempo e dinheiro.
Copy precisa ser voltado para personas e objetivos específicos. Quanto mais genérico o texto, mais difícil alcançar as pessoas que são, de fato, nossos potenciais clientes. Quando você conhece seu público, suas preferências e faz o copy direcionado, a tendência é que, tanto as interações, como suas conversões aumentem consideravelmente.
Como escrever um bom copy?
Algumas boas práticas, garantem que seu copy traga bons resultados. Vamos conhecer algumas elas:
– Use verbos de ação, pois verbos são direto e simples, e condicionam o leitor a realizar uma ação com mais facilidade;
– Trabalhe a palavra-chave de maneira intencional, no título, subtítulo, permeado no meio do texto e usando termos similares à palavra-chave dentro do conteúdo;
– Revise as características do produto antes de escrever sobre ele;
– Use “você” sempre que puder;
– Seja direto e não tenha vergonha de vender, ou seja, apresentar as soluções para cada dor de seu potencial comprador;
– Use gatilhos mentais;
– Revise o texto antes de publicar, afinal, todo mundo erra.
Pegou todas essas dicas? Agora é só colocar em prática e repetir até ficar bom! Aproveita e compartilha esse conteúdo, que com certeza te ajudou, com seus amigos. Vejo você no próximo artigo.