Já não é nenhum segredo que criar conteúdo de qualidade é fundamental para o sucesso de muitas estratégias de marketing digital. Exatamente por isso, empresas de todos os segmentos têm corrido atrás de produzir os mais diversos materiais de valor para atrair leads e conquistar clientes.
Os textos estão entre as formas mais comuns de entregar conteúdo na internet. E como diversas pessoas, empresas e marcas têm aderido ao marketing de conteúdo e criam artigos, eBooks, infográficos e outros tipos de material focados na escrita, para você se destacar, precisa formular um conteúdo realmente único e de valor, que dê ao seu público-alvo o que ele busca.
Tem quem acredite que criar conteúdo de qualidade é fácil. Mas a gente, que trabalha com isso, sabe: escrever bem não é simples e exige muito esforço e disciplina. Por isso, criamos este passo a passo, que vai ajudar você a escrever melhor, mais rápido e produzir conteúdos cheios de valor para o seu público. Confira aí!
Antes de tudo, vamos a uma definição do que é conteúdo de qualidade
Minha promessa pra você é um passo a passo para criar textos incríveis. E logo aí embaixo vou entregá-lo. Mas antes, é importante definir com qual conceito de conteúdo de qualidade vamos trabalhar aqui.
Pra gente, que trabalha com marketing de conteúdo, bons textos são aqueles que atendem às expectativas da busca da persona, ajudando a resolver suas dores, despertando seu interesse e interferindo em sua decisão de compra.
Então, conteúdo de qualidade, nesse contexto, é aquele que conquista o público-alvo e, por isso, traz resultados positivos para o negócio. Seja em número de visualizações ou em conversões.
Tendo dito isso, vamos ao passo a passo…
1º Passo: Conheça seu público e saiba o que chama a atenção dele
O ponto de partida para escrever um conteúdo de qualidade é descobrir quem é a sua persona, o seu cliente ideal. É com esse público que você quer falar e é a atenção dele que você precisa ganhar.
Para criar o conteúdo perfeito para a sua persona, você deve:
- saber quais são os interesses dela
- conhecer suas dores
- descobrir os problemas enfrentados por ela
- entender quais formatos de material ela prefere.
Ter essas informações facilitará muito o seu trabalho, pois você saberá o quê e como falar com seu público. Isso aumenta muito a qualidade do seu texto e multiplica as chances de sucesso do seu conteúdo.
2º Passo: Vá atrás de referências
Ter referências é essencial para qualquer pessoa que queira escrever. E se você é um produtor de conteúdo que escreve sobre diversos segmentos, as referências são ainda mais importantes.
Para criar textos de qualidade, que deem bons resultados, é preciso buscar informações sobre os nichos de mercado para o qual você escreve e tentar entender o máximo sobre eles, aprendendo, inclusive, as terminologias de cada segmento.
Sempre que você for criar um conteúdo, é importante ouvir especialistas no tema. E se não for possível uma conversa com “um profissional da área” ou com o seu cliente, busque links de artigos, reportagens e outros conteúdos que tenham as informações necessárias para produzir um texto que entregará à persona um material que responde à pergunta que a levou ao Google.
Na prática, você precisa, sempre, usar pelo menos cinco links de referência e, quando o material encontrado não for o suficiente para tirar suas dúvidas, marcar uma call com seu cliente, para compreender tudo o necessário sobre o tema do conteúdo que vai produzir.
3º Passo: Tenha foco na hora da produção
Sei que para quem trabalha escrevendo, encontrar maneiras de aumentar a produtividade é muito importante, mas acredite em mim: não é tentando produzir diversos conteúdos de uma só vez que você conseguirá criar materiais de valor!
Você pode já ter se perguntado se é impossível criar mais de um texto por vez. Talvez não seja. Mas uma coisa eu garanto: com certeza eles não terão a qualidade de um conteúdo criado com foco.
Então, o ideal é que você dedique atenção total a cada conteúdo que for produzir. Separe para cada texto um tempo para pesquisa, estruturação e escrita. Assim, você conseguirá imergir no tema e criar um texto com informações interessantes e bem escritas, capaz de conquistar a atenção da sua persona.
4º Passo: Seja um faminto devorador de conteúdo de todos os tipos, sobre todos os assuntos
Quando trabalhamos criando conteúdo, precisamos saber de tudo um pouco, pois é comum que tenhamos de escrever sobre diversos segmentos, às vezes, em um mesmo dia. E para não ficar diante da tela em branco, sem saber o que dizer, é fundamental conhecer os nichos de mercado.
Eu sei que não é possível ser um super especialista em todos os assuntos, mas para escrever bons conteúdos, é essencial que você tenha conhecimento sobre o que está falando. Só assim poderá criar textos que levem à persona a informação que ela está buscando.
Para nunca ficar “sem ter o que escrever”, minha principal dica pra você é consumir conteúdos de todas as mídias, sobre os mais variados assuntos. Blogs, podcasts e canais de vídeo são ferramenta de trabalho para quem deseja ser um produtor de conteúdos de qualidade.
5º Passo: Tenha uma estrutura para seguir
Na hora de escrever é sempre importante ter um modelo de estrutura de texto para seguir, isso ajuda a manter o foco e saber exatamente qual a próxima etapa do processo de produção.
Passeando pelo Google, você encontrará algumas opções de estruturas para textos, especialmente de posts para blog. Aqui na Galateia, uso um modelo que está dando super certo e me ajuda a organizar bem minhas ideias, produzir com mais agilidade e criar textos de qualidade. Vou detalhá-lo pra você a seguir.
Modelo de estrutura para criação de texto
TÍTULO
- defina a palavra-chave (ela deve sintetizar o assunto do conteúdo)
- crie um título que desperte a atenção da persona e a faça querer ler o texto
INTRODUÇÃO
A introdução deve apresentar o tema principal do texto, falar sobre a dor da persona e dizer como aquele conteúdo poderá ajudá-la. Tudo isso deve ser feito de forma acolhedora e interessante, para que o lead queira continuar a leitura.
DESENVOLVIMENTO
O modo como você desenvolverá seu texto depende de que tipo de conteúdo está criando. Pode ser uma lista, um tutorial/ passo a passo, um texto estruturado para responder perguntas da sua persona…
Em todos eles, no entanto, é preciso usar intertítulos, pelo menos três, que devem ser organizados e padronizados.
Minha dica é que você crie os intertítulos junto com o título e depois vá desenvolvendo o conteúdo de cada um deles, como se fossem pequenos textos.
CONCLUSÃO
Na conclusão você deve retomar de forma resumida o tema do conteúdo. Perguntar se a persona encontrou o que buscava e fazer uma CTA (a famosa call-to-action). Para saber qual o tipo de CTA certo para o seu texto, é importante saber em qual etapa da jornada de compra sua persona está.
6º Passo: Otimize o seu conteúdo de qualidade para sites de busca
Esta é quase uma dica extra. Mas eu preciso dizer que mesmo que você siga os outros cinco passos e faça um conteúdo riquíssimo, se ele não for otimizado para ser encontrado pelos robozinhos do Google e conseguir uma boa posição no resultado de busca, sua persona dificilmente terá a oportunidade de lê-lo.
Então, é extremamente importante que você crie seu conteúdo considerando as boas práticas de SEO (Search Engine Optimization). Se você ainda não está muito familiarizado com essa estratégia, vou deixar o checklist de SEO que utilizo na produção dos artigos aqui da agência.
Checklist SEO para artigos
Itens obrigatórios
- o título deve ter no máximo 70 caracteres
- a palavra-chave deve estar no título do artigo
- a palavra-chave deve aparecer 1X na introdução do texto
- a palavra-chave precisa aparecer entre 2 e 5X no desenvolvimento do artigo (quanto maior o conteúdo, mais vezes a palavra-chave deve ser usada)
- o texto de nenhum intertítulo pode ter mais de 300 palavras.
Itens importantes
é recomendável…
- que o texto não tenha menos de 500 palavras
- o uso de links apontando para página externas (como portais de notícia e páginas de parceiros)
- o uso de links internos, apontando para outros artigos e materiais do blog ou do site
- se fizer sentido, que a palavra-chave apareça em pelo menos um intertítulo
- que cada frase do texto não tenham mais do que 20 palavras.
Então, acha que este passo a passo vai ajudá-lo na produção dos seus textos? Como a gente conversou lá no começo, escrever não é uma tarefa simples. Mas seguindo algumas dicas, criar um conteúdo de qualidade, capaz de conquistar a persona e trazer bons resultados, com certeza, fica mais fácil. Se você quiser saber mais sobre a importância dos conteúdos de valor para suas estratégias de marketing, acesse nosso webinário com 4 passos para começar a fazer Marketing de Conteúdo na sua empresa.