Como estão as vendas na sua empresa? Mesmo que a resposta seja positiva, toda e qualquer empresa visa o lucro, e, portanto, está sempre focada em potencializar seus resultados.
Um dos segredos deste século é não se opor aos avanços tecnológicos, pois a transformação digital está aí como uma rainha a ditar as regras do jogo da vida e dos negócios. Se existe uma chave que abre a porta do processo para escalar as vendas de uma empresa, essa chave se chama: marketing digital.
Neste artigo, a Galatéia te ensina mais sobre esse assunto e te faz enxergar o marketing digital como o grande aliado, porque de fato, ele é!
Continue a leitura e bom aprendizado!
Escalar vendas é o objetivo de todo o negócio que foca em lucro e rentabilidade
A importância de escalar vendas em um negócio
É por meio do marketing digital que estratégias e ações para atrair e reter clientes são criadas. Negócios se tornam extremamente atrativos e começam a ser percebidos como soluções indispensáveis, aumentando assim o volume de procura por produtos e serviços.
Qualquer empreendimento busca por resultados positivos, ou seja, estar bem posicionado no setor que atua e melhorar a performance de suas equipes de vendas, o que pode ser feito através da criação de estratégias de vendas.
A escalabilidade das vendas é essencial para a sobrevivência do negócio, uma vez que permite dar fluidez ao fluxo das operações empresariais de forma sustentável.
Como o marketing impacta nas vendas de uma empresa
Muitas empresas ainda não consideram o potencial do marketing para escalar vendas, sem saber que alinhar o marketing às vendas pode:
- Abrir caminho para novas oportunidades de negócios ainda não exploradas
- Trazer mais inteligência para operações cotidianas dentro do time de vendas
- Provocar o aumento da carteira de clientes.
Estude e compreenda o mercado e seu nicho
Não basta criar estratégias de vendas, se o público-alvo não for o correto. Nenhuma ótica está preocupada em vender óculos de grau para quem não tem nenhuma deficiência visual.
Estratégias de sucesso, que impactam pessoas precisam alinhar produtos e serviços com dores, necessidades e expectativas de um público-alvo, inserido dentro de um nicho, que por sua vez está dentro de um mercado específico. Entender o cliente em potencial é fundamental para obter êxito no processo de escalabilidade de vendas.
Para empresas que já estejam há algum tempo em funcionamento essa questão pode não ser um problema, mas para empresas que estão no início da trajetória, fazer uma pesquisa na concorrência para avaliação do público-alvo é uma boa dica. Recomendamos que você faça esse dever de casa logo!
7 dicas de marketing digital para escalar vendas
Já que o marketing digital possui a grande capacidade de ser uma importante ferramenta para escalar vendas, nós te apresentaremos agora sete dicas de marketing digital que vão contribuir para que você alavanque as vendas da sua empresa!
A partir do momento em que uma empresa sabe exatamente o que está vendendo e para quem está vendendo, o jogo ganha ação.
Defina bem a persona do seu negócio
A persona se refere a uma representação fictícia do seu cliente ideal, ou seja, ela é uma personagem inserida em seu público-alvo, contudo, apresenta mais dados individuais e análises personalizadas a respeito de gênero, interesses, dados demográficos, etc.
Com essa representação é possível criar estratégias de marketing mais assertivas e relevantes para o seu público, levando em consideração suas dores e desejos.
Tenha um canal de vendas online
Além das plataformas de e-commerce, existem diversas alternativas para que seu negócio venda online. Dentre as variedades de canais (marketplace, redes sociais, entre outros), avalie aquele que está mais de acordo com as suas necessidades e com o seu modelo de negócio.
Marque presença nas redes sociais
Com o país nos primeiros lugares de presença e consumo de redes sociais, é preciso aproveitar a força desses canais na sua estratégia para escalar vendas. Compreenda o comportamento do seu público nesses espaços, produza conteúdo que converse com a sua audiência, fazendo com que ocorra o engajamento e ofereça seu produto de maneira condizente com esse tipo de mídia.
Refine sua qualificação de leads
Uma etapa importante para escalar vendas de forma estratégica é direcionar esforços de maneira mais assertiva. Para isso, antes de enviar contatos para serem trabalhados pelo time de vendas, defina critérios para sua qualificação de leads, assim você consegue identificar aqueles que realmente estão nesta etapa do funil.
Invista em anúncios pagos
Para ações de impacto mais rápido, os anúncios pagos são uma ferramenta valiosa, pois têm um alto poder de segmentação. Sua empresa vai conseguir atingir o público que deseja com mais facilidade, o que contribui para escalar vendas e maximizar os resultados. Uma das vantagens dos links patrocinados é que eles podem ser feitos com anúncios no Facebook e outras redes sociais, além do Google.
Use um bom CRM
Apostamos que você já ouviu falar de CRM! Para escalar vendas, o CRM (Customer Relationship Management) contribui substancialmente, uma vez que ajuda a analisar a abrangência dos produtos e serviços oferecidos, além de otimizar as etapas de vendas, oportunidades de negócios e, dessa forma, trazer melhores resultados no quesito produtividade.
Com um CRM eficiente a empresa poderá criar diversos funis, como os de marketing, de pré-vendas, de vendas, de suporte, contato, etc. Isso possibilitará um gerenciamento de vendas completo e em tempo real, pois você saberá, por exemplo, qual vendedor estará à frente de cada prospect.
E mais ainda, pois existirá um controle de todas as oportunidades trabalhadas na equipe, tendo pleno conhecimento do que já foi realizado: seja um contato, um email enviado ou respondido pela 2ª vez, uma gravação, etc.
Faça bom uso do Whatsapp Business
Terceiro lugar entre as redes mais usadas no mundo, o Whatsapp pode ser uma ferramenta valiosa para que sua empresa consiga escalar vendas. O Whatsapp Business cumpre o papel de canal de atendimento para nutrição de leads e clientes e, ainda, mantém o relacionamento com a clientela através do envio de conteúdos relevantes.
Ficou interessado em escalar as vendas de sua empresa através do marketing digital? Então, fale agora mesmo com um consultor da Galatéia e descubra outras estratégias que podem impulsionar ainda mais o seu negócio.
Dica Bônus: Trabalhe a cultura organizacional
Empresas que fomentam o senso de pertencimento como cultura dentro do negócio tendem a ver seus números de vendas aumentarem, isto porque, o clima organizacional afeta o primeiro cliente de uma empresa: o próprio colaborador.
Quando os colaboradores se sentem pertencentes ao local de trabalho, começam a pensar com a mente de dono e não mais de simples subordinado. Logicamente, a entrega e a produtividade aumentam e irá refletir na entrega de melhor serviço ou produto ao cliente.
É preciso trabalhar constantemente a missão, a visão e os valores de uma organização, a fim de que isso se torne intrínseco de seus funcionários.
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