Com certeza você já ouviu falar em Call to Action (CTA), mas talvez ainda não esteja tão familiarizado com o termo e sua relevância para a conversão de clientes.
Neste artigo, a Galatéia traz a explicação prática dessa ferramenta, que emite comandos para o público-alvo executar uma determinada ação. Vamos entender nó próximo tópico:
O que quer dizer Call to Action (CTA)?
Call to Action (CTA) significa chamada para ação, ou seja, trata-se de uma indicação ao usuário a respeito de uma iniciativa, decisão que ele precisa tomar.
Sites, blogs, anúncios e emails usam o Call to Action, e, geralmente, ele se destaca do texto em forma de botões ou links, com cores distintas ao texto no contexto total.
Objetivos de um CTA
No ambiente digital, a interação com o público e seu engajamento com nosso conteúdo precisa ser metrificados, bem como, precisam ser convertidos em vendas.
O objetivo do Call to Action é criar uma ponte, uma sugestão para uma ação do usuário. É necessário que o comando direcione para um comando único para determinada oferta, para não causar confusão e a conversão ir por água abaixo.
No ambiente físico, quando observamos uma câmera em uma loja e lemos o enunciado: SORRIA, VOCÊ ESTÁ SENDO FILMADO! Muito possivelmente, sorriremos, instintivamente. Isto porque o comando chega ao nosso cérebro.
A chamada para ação indica para nosso cérebro um caminho de resposta, no qual o usuário é conduzido ao próximo passo, que as empresas querem ele execute. Esse passo desencadeia um processo de decisão, de adesão, de downloads e de vendas.
3 dicas de Call to action para converter clientes
Agora que já sabemos o objetivo da chamada para ação, fica fácil entender que ela deve ser personalizada e objetiva.
Podemos tomar como exemplos as seguintes sentenças:
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Esses são alguns comandos que o usuário pode receber ao terminar de ler um artigo, ouvir um podcast, assistir a um vídeo no Youtube. Tudo visando conversão.
Separamos 3 dicas de Call to action para te ajudar a converter leads em clientes:
- Senso de urgência é o gatilho que você deve utilizar. Palavras como “agora” e “hoje” sugerem facilidade e rapidez para a ação do cérebro.
- Use verbos com objetividade. Deixe clara a ação que você quer que o usuário faça e não esqueça de evidenciar para ele a oferta exata que ele está aderindo
- Benefícios são bem compreendidos quando estão próximos de números. Ressalte para o usuário o quanto ele vai ganhar em números com a oferta ao executar a ação. “Receba hoje 50% de desconto” ou “2 primeiros meses gratuitos” são exemplos que com certeza você já viu e funcionam.
Esperamos que você tenha gostado desse conteúdo. Aproveite para nos seguir no instagram e conhecer um pouco mais da nossa agência. Te aguardamos no próximo artigo!