Quem tem um negócio sabe da dificuldade que pode ser conseguir vender mais. Nem sempre dá para aumentar a equipe de vendas, ou investir em novos canais e pontos de comercialização.
Pensando nisso, criamos uma seleção com dicas de ações que ajudam na hora de faturar, sem precisar de muito investimento.
A seguir, confira 7 estratégias para aumentar as vendas da sua empresa.
1. Conheça o público-alvo do seu negócio
Para vender mais é preciso definir com clareza o seu público-alvo, ou seja, identificar o perfil de quem compra o seu produto ou serviço.
O público-alvo é um grupo de pessoas, com características comuns, que tendem a se interessar pelo que sua empresa oferta. Essas características podem ser mapeadas por dados demográficos, como idade, gênero, escolaridade, raça e renda, ou até por dados comportamentais, como estilo de vida e personalidade.
Para essa definição, é interessante fazer também uma pesquisa de mercado. Procure por seus concorrentes e descubra quem são os clientes deles.
2. Implemente o CRM no seu processo de venda
O Customer Relationship Management (CRM), em tradução literal, Gestão de Relacionamento com o Cliente, é todo o processo usado para gerenciar as interações de uma empresa com o cliente, podendo incluir estratégias, ferramentas e práticas.
O CRM funciona para captar interesses, proporcionar uma experiência agradável ao cliente e, consequentemente, ajuda a vender mais.
Vale lembrar que em relação a marketing e vendas, estamos em uma fase na qual a experiência de compra é mais que relevante. Os negócios precisam atentar-se a isso, e nada melhor do que colocar o cliente no centro para entender todas essas necessidades.
3. Crie autoridade e boa reputação no mercado
O primeiro passo para ter autoridade no mercado é identificar o nicho do seu negócio. Empresas não segmentadas têm mais dificuldade para entender as dores dos seus clientes e, por consequência, ganhar visibilidade.
Você precisa fazer sua marca ser vista como referência e não apenas ser conhecida O objetivo da empresa deve ser influenciar as pessoas, sempre com responsabilidade social.
4. Aposte em marketing de conteúdo
Conteúdo relevante atrai!
O marketing de conteúdo não é uma promoção direta da sua empresa, mas uma forma de gerar leads, aumentar o tráfego do site e, quem sabe, até posicioná-lo na primeira página do Google.
A produção de conteúdo é uma das estratégias mais adotadas pelas empresas na atualidade, isso porque reduz custos da área de marketing, já que é uma prática com mais tempo de vida útil.
As ações de marketing de conteúdo podem envolver a criação de textos, vídeos, e-books ou posts para as redes sociais. Procure ajuda de um profissional e mãos à obra!
5. Invista em anúncios pagos no Google e nas redes sociais
O Google é um ótimo aliado para quem quer fazer o negócio crescer. O mecanismo de pesquisa pode mostrar aos usuários anúncios de acordo com o termo pesquisado, e com a palavra-chave certa dá para ganhar muitos clientes.
Mas não para por aí! O Google também consegue fazer com que seus anúncios apareçam em plataformas como YouTube, Gmail e PlayStore, com base nas pesquisas recentes dos usuários, aumentando o alcance da propaganda.
Já nas redes sociais, a maior vantagem de fazer anúncios pagos é a intensificação das suas ações de marketing. O cuidado principal é em relação às especificidades de cada rede. Não dá para colocar o mesmo conteúdo em todas elas.
6. Tenha uma equipe de vendas bem preparada
Veja a equipe de vendas como o porta-voz da sua empresa. Capacite-os com treinamentos frequentes sobre os produtos e serviços do negócio, mas também traga temas relacionados a estratégias de venda e marketing.
Aposte na tecnologia para auxiliá-los, deixe claro os objetivos da equipe, elogie quando a meta for alcançada, incentive um ambiente colaborativo e dê oportunidades de crescimento. Um time satisfeito com o ambiente de trabalho vende mais.
7. Descubra como funcionam as campanhas de lançamento
As campanhas de lançamento, que têm como seu maior precursor no Brasil o especialista em Marketing Digital Erico Rocha, são um método relativamente novo de fazer o marketing de um negócio. E suas estratégias e práticas, que no início eram usadas apenas em produtos digitais, podem trazer muitos insights para a sua empresa, independentemente do seu segmento, e ajudar a vender mais.
O que você achou das nossas dicas de como vender mais? Alguma delas você já pôs em prática aí, no seu negócio? Você pode contar pra gente nos comentários. E para ver outros conteúdos que ajudam no sucesso da sua empresa, acompanhe as publicações aqui, no blog da Galatéia.