Uma gestão de equipe eficiente está totalmente ligada à capacidade de um time conquistar resultados de forma colaborativa e bem planejada.
De acordo com Michael Jordan, um dos maiores jogadores de basquete da história, “o talento vence os jogos, mas o trabalho em equipe e a inteligência ganham campeonatos”.
Um bom gerenciamento de equipes envolve gestores, colaboradores, comunicação, definição de objetivos e, muitas vezes, o uso de um software de gestão de tarefas ou projetos.
Para que sua empresa domine a gestão de times eficientes, vamos apresentar 7 dicas de sucesso.
1. Tenha bons processos de recrutamento e seleção
Para fazer uma boa gestão de equipe é fundamental encontrar os profissionais certos para o seu time. E, para alcançar esse objetivo é preciso realizar processos de recrutamento e seleção que sejam bem elaborados.
Quando estiver montando seu time, utilize as entrevistas para o preenchimento das vagas como uma ferramenta para conhecer melhor os profissionais que sua empresa absorverá. Assim ganhará aptidão para tomar as melhores decisões em períodos de contratação.
2. Compartilhe com a equipe a missão, a visão e os valores da empresa
Ter uma boa estratégia de gestão de equipe é um desperdício completo se os seus colaboradores nem mesmo se enxergam como um time.
Para evitar esse cenário na sua empresa, compartilhe a missão, a visão e os valores do negócio com seus colaboradores. Somente assim eles irão realmente se sentir como parte da família empresarial e fazer tudo com mais vontade e dedicação.
3. Conheça as características da sua equipe
O trabalho em equipe é essencial no mundo dos negócios e é inegavelmente um ingrediente essencial para organizações de sucesso. Contudo, para conseguir a união dos colaboradores é muito importante conhecê-los bem, individualmente.
Saber quais são os pontos fortes de cada um dos seus profissionais e descobrir como usá-los fará sua empresa construir um time de alta performance. Isto porque quem forma um conjunto de habilidades que se complementam, preza pela alta qualidade na execução das atividades.
4. Saiba delegar tarefas
Quando as tarefas e responsabilidades de uma equipe não são bem atribuídas e distribuídas, certamente haverá problemas com esquecimento e não-realização. Com várias pessoas trabalhando no mesmo projeto, é preciso garantir que ocorreu uma delegação de funções e responsabilidades específicas às pessoas certas.
Como parte de sua estratégia de gestão de equipe, você deve cuidar que cada membro tenha uma carga de trabalho adequada às suas habilidades e pontos fortes, a fim de garantir que todos se mantenham engajados.
5. Estabeleça uma comunicação efetiva
Os funcionários desejam ser mantidos informados sobre os projetos, metas e prazos em andamento, além de outros assuntos que acontecem no dia a dia da empresa. Por isso, é essencial que você se comunique bem com eles e os informe sobre o que está ocorrendo na organização.
6. Mantenha o foco nos resultados
Manter o foco nos resultados alinhando todas as diretrizes e estratégias de acordo com a cultura da empresa é essencial para uma gestão de equipe eficiente.
7. Dê feedbacks
Não seja um desses chefes que só dá feedback quando tem algo para criticar! Ao oferecer feedbacks frequentes à sua equipe, você aumenta a confiança dos profissionais e incentiva seu time a se envolver cada vez mais com a empresa, pois é assim que funciona o processo de engajamento.
É muito importante que os líderes reconheçam as realizações e os esforços de seus liderados. Estimular a criatividade de seus colaboradores e assegurar que todos tenham total clareza daquilo que se espera deles traz transparência e expectativas reais para dentro da organização.
Esperamos que nossas dicas ajudem você a aprimorar a gestão de equipes na sua empresa.
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