Se você é empreendedor já percebeu que não há como escapar do marketing digital. Ele é fundamental se você pretende divulgar sua marca, produto ou serviço. E para te ajudar a montar as melhores estratégias, nada como usar as ferramentas de marketing digital certas aquelas que vão facilitar o seu dia a dia e te ajudar a alcançar todas as suas metas.
Gostou da ideia? Confira agora 5 ferramentas de marketing digital que a equipe da Galatéia acha que você precisa conhecer.
Boa leitura e bons negócios!
1. Google Analytics
A ferramenta gratuita mais utilizada pelos profissionais de marketing digital. O Google Analytics tem como principal objetivo monitorar o tráfego de um site, e-commerce ou aplicativo.
Com ele é possível analisar relatórios-padrão e customizar os dashboards de acordo com a necessidade do seu negócio.
Além de te mostrar dados sobre a audiência do seu site, como idade, gênero, interesses, afinidades e segmento de mercado, ela oferece as seguintes informações:
- Número de visitantes;
- Páginas por sessão;
- Tempo da visita;
- Origens de tráfego, ou seja, de onde estão vindo os acessos do seu site (direto, orgânico, mídia paga, redes sociais, etc);
- Metas alcançadas;
- Como está o desempenho da sua loja virtual;
- Quais as campanhas de marketing que estão gerando os melhores resultados.
2. RD Station
A RD Station é uma plataforma completa de automação de marketing, com todas as funcionalidades necessárias para automatizar os processos de uma estratégia de marketing digital. Com isso ela facilita o trabalho das empresas em atrair visitantes para o site, transformar visitantes em oportunidades de negócio, fechar vendas e analisar o ROI (retorno sobre investimento) de cada canal.
Entre as funcionalidades disponíveis no RD Station estão:
- Dashboards;
- Planejamento de projetos;
- Análise de SEO;
- Landing pages; formulários e pop-ups;
- E-mail marketing;
- Gerenciamento e segmentação de contatos;
- Qualificação de contatos.
3. Buzzsumo
O BuzzSumo é uma ferramenta de marketing digital muito eficaz quando se precisa identificar os conteúdos que melhor performaram nas redes sociais sobre um assunto específico.
Basta digitar o tópico a ser analisado na barra de busca e o aplicativo retornará os conteúdos com maior número de compartilhamentos gerais e também separados pelas principais redes sociais.
Analisando os conteúdos mais compartilhados, é possível analisar palavras-chave, linguagem, títulos, dentre outras informações que podem auxiliar na o produção ou otimização de conteúdos sobre determinado assunto com base em dados atualizados sobre o engajamento dos usuários nas mais diversas plataformas.
4. Hootsuite
O Hootsuite é uma ferramenta para te ajudar a otimizar e automatizar o engajamento nas redes sociais. Com ele é possível gerenciar suas contas nas redes sociais, monitorar menções, responder comentários, agendar posts, etc.
A ferramenta disponibiliza soluções para, entre outras coisas:
- Analisar dados das redes sociais;
- Engajar a audiência;
- Publicar e agendar posts;
- Monitorar palavras-chave e gerar insights;
- Criar fluxos de aprovações.
5. Mailchimp
O Mailchimp é uma ferramenta de e-mail marketing muito fácil de usar e perfeita para os pequenos empreendedores e também para as empresas com um grande volume de disparos de e-mails.
Dentre os seus principais recursos estão:
- Plataforma para criação de e-mails;
- Templates personalizáveis;
- Segmentação avançada de assinantes;
- Automações com base no comportamento do usuário no site;
- Relatórios que podem ser compartilhados com o time;
- Aplicativo para gerenciar suas campanhas.
Gostou? Com essas ferramentas você já pode a começar a se aventurar pelo marketing digital de maneira mais profissional e assertiva. Mas claro, você também pode contar com a ajuda da Galatéia nessa tarefa.