Está claro hoje que o Facebook é a ferramenta mais utilizada em marketing digital.
Seu amplo acesso a diversas pessoas e a grande comunicação tem cada dia mais ajudado a empresas e pequenos negócios a crescerem de uma forma extremamente rápida.
Mas muitas vezes por um comportamento totalmente errado e que muitas empresas acabam cometendo, faz com que essas empresas percam novos clientes e o pior…as vezes elas nem imaginam que essas pessoas poderiam ser seus novos clientes.
Você não quer isso não é verdade?
1- Interação com os Fãs e Clientes de Forma Errada
Não ignore seus fãs, lembre se que eles podem ser futuros “defensores” da sua marca e até compradores dos seus produtos e muito menos use-os apenas para falar de sua marca, isso é algo natural. Quando você gosta de um produto o próximo passo é você indicar a um amigo.
Quando você não se compromete com seu fã, não tem alguma interação com ele e muito menos não os responde.
Causa um certo tipo de indiferença e desapontamento dele para com sua marca/empresa…
Um exemplo legal é em um relacionamento onde você conhece uma pessoa, se relaciona com ela, após se relacionar você a pede em namora e posteriormente você vai pedir ela em casamento.
Ou você costuma sair pedindo pessoas desconhecidas em casamento? rsrs…
Isso é o “novo marketing”! Você não irá oferecer seu produto ou serviço para esse fã assim que ele te conheceu.
Espere um pouco, ela irá te conhecer, se relacionar com sua marca e você entregará o que tem de maior valor para ela e assim gerará autoridade na sua marca. Após isso você vende.
Quando você deixa algo a disposição das pessoas, algo que tem muito valor para ela. Você gera um gatilho mental chamado de “gatilho da reciprocidade”.
Esse gatilho é responsável por fazer a pessoa pensar, poxa ele me deu um conteúdo ou algo de tanto valor que eu tenho que agradece-lo de alguma forma.
Portanto, por mais que a página do Facebook trata-se do seu Negócio, tente ao máximo interagir com as pessoas. Responda sempre os comentários, aceite as críticas e sempre fique a disposição do seu fã(Cliente).
Você verá como isso irá fazer total diferença para seu Cliente.
2- Conteúdo irrelevante e propagandas
Muitas empresas acham que sua página do Facebook é o “momento de comerciais na televisão” e ficam publicando incansavelmente apenas propagandas e oferecendo seus produtos e serviços…
E o grande problema é…
Que isso é um tipo de coisa que acaba gerando pontos negativo para seu negócio…
E você provavelmente terá uma perca drástica de engajamento de seus fãs em suas publicações, descurtidas na página e o pior de tudo nenhuma venda.
Como falei acima sobre o relacionamento, use isso ao seu favor.
Uma dica que irá te ajudar bastante é criar conteúdos relevantes para seus fãs…
Ou seja, conteúdo que tenham um real valor para seu público alvo, que resolva seus problemas…
Esse conteúdo tem que ser algo relacionado ao seu negócio, um exemplo prático é esse conteúdo que estou te entregando totalmente de graça porque eu realmente me importo com seus resultados.
Identifique o problema do seu público alvo, por exemplo:
1 – Identifiquei que meu público gostaria de saber como se comportar no Facebook;
2- Com isso, eu trouxe um conteúdo que traz 5 Erros que você não pode cometer no Facebook;
E sei que esse conteúdo irá te ajudar e terá algum valor para você.
Então…
Não fique apenas fazendo promoções ou anunciando seus produtos compulsivamente, isso fará com que deixem de curtir sua página rapidamente.
Gere conteúdos e faça com que eles tenham um verdadeiro interesse por seu produto ou serviço.
3- Curtidas Não Orgânicas
Um erro muito comum em muitas páginas de empresa é utilizar aquele famoso aplicativo de “curtidas” ou Pagar para ter curtidas no Facebook…
E muitos negócios fazem isso tudo apenas para ter um grande número de seguidores e curtidas…
Eu também já tive a ilusão de que só pelo fato do meu negócio ter 50.000 fãs no Facebook isso me faria ter milhares de novos clientes…
Mas somente números não ajudam.
Por experiência própria já vi páginas com 5.000 curtidas que não vendia 1 produto ou serviço se quer através da internet.
Não adianta apenas ter apenas fãs… Cative eles, entregue conteúdo de valor como estou falando desde o início do artigo.
Você precisa ter fãs ativos cujo seguem seu negócio, comentam, participam e de alguma forma compartilham sua marca com outras pessoas…
Você verá que isso fará com que esses fãs adorem sua marca, e que comprem seus produtos ou serviços.
4- A Empresa Filosofa
Lembre-se o Facebook é uma Rede Social e a maior parte das pessoas estão lá somente pelo seu vínculo social: amigos, familiares, maridos, etc.
Você é uma empresa entre outras milhares que aparecem na linha do tempo dos usuários.
Só que um Problema comum que muitas dessas milhares de empresas cometem é que criam citações, textos enormes e conteúdos gigantes sendo que poderiam ter um blog onde pudessem entregar isso.
As vezes seu fã só está ali de passagem, então as vezes esse não é o melhor momento para atrair a atenção dele com um vídeo de 1 hora e meia, por exemplo.
Algumas dicas que você pode começar hoje no seu negócio é…
- Nunca utilizar legendas grandes demais;
- Sempre contextualize tudo;
- Desde descrições até os simples links;
…muitas vezes a quantidade de informação em um só post pode fazer com que o fã deixe de seguir suas postagens e até sua página.
Utilize o Facebook, para impactar seu fã. Lembre-se as vezes ele só esta ali de passagem rápida e uma simples imagem com uma frase bem feita pode mudar o dia dele e chamar totalmente sua atenção.
Caso você queira, contribuir com ele com mais conteúdo deixe disponível para ele acessar seu blog, caso ele tenha interesse.
Não tente jogar todas as informações de uma vez nele.
5- Comentários Fakes e Respostas
Algumas coisas que vejo normalmente em páginas de negócios e empresa são:
- Empresas que publicam algo e quando um fã comenta, a empresa não responde;
- Empresas que tem perfis falsos para “dizer” que sua página está sendo comentada por alguém;
- Empresas que respondem os comentários de seus fãs de qualquer jeito e sem alguma educação;
Algo que não parece mas faz uma grande diferença é quando você responde o comentário de seu fã.
Quando você publicou algo e seu fã se dispôs a comentar algo, o mínimo que ele espera de retribuição é uma resposta no comentário dele…
Isso também é uma boa forma de você encurtar seu relacionamento com ele e futuramente até conseguir fechar uma venda com muito mais facilidade.
Responda todos os comentários se possível, mesmo que seja um comentário totalmente negativo.
Quando ocorrer algum comentário negativo, tenha a postura profissional melhor possível e tente levar a crítica para o lado construtivo.
Caso o assunto se prolongue demais, e você perceber que não vai levar a nada. Leve e induza a pessoa a um chat privado ou a um contato telefônico, isso vai ajudar o problema a ser solucionado da maneira mais clara e educada possível.
Lembrando que depois poste o feedback no comentário, para as pessoas saberem que o atendimento foi finalizado e que você não deixou a pessoa falando sozinha.
Ao fazer qualquer publicação no Facebook fique atento a todos esses pontos, tenho certeza que essas 5 dicas vão te ajudar muito seu negócio nessa jornada;
Gostaria de pedir que você deixasse o seu comentário abaixo do que achou do artigo e que você compartilhe ele com 1 amigo que você acha que ele vai se interessar por isso.
Grande Abraço,