A Amazon é a maior anunciante da história e seu início precisa ser revisitado em julho de 1994, quando Jeff Bezos, um engenheiro promissor de Wall Street decidiu largar a carreira para vender livros na internet.
Após 28 anos, Bezos colhe os frutos de sua intrépida escolha, consagrando-se como o bilionário que quebrou o próprio recorde de homem mais rico do mundo e um dos empreendedores mais influentes do século 21.
A empresa de Jeff Bezos começou com livros, mas hoje é líder de vendas em diversificados negócios, não sendo somente uma das maiores varejistas do mundo. Dentre as frentes que a Amazon está dominando, podemos citar a da computação em nuvem, com a Amazon Web Services (AWS), a competição no streaming de vídeo com a Netflix (Amazon Vídeo), a produção de filmes e programas com selo próprio (Amazon Studios) e está ganhando espaço com a rede de supermercados Whole Foods, no mundo físico.
Neste artigo, a Galatéia trouxe algumas estratégias, que chamamos de fatores que colaboraram para fazer da Amazon, a maior anunciante da história.
A maior anunciante da história
Há dois anos, a Amazon juntou-se ao grupo de empresas (Alphabet, Apple e Microsoft) com valor de mercado superior a US$ 1 trilhão.
O crescimento no volume de pedidos online, por conta do isolamento social do mundo e das quarentenas, a empresa bateu recordes em vendas. Isto prova, que a o período de maior confusão na pandemia para algumas empresas, foi distinto para outras.
Para o CEO da Amazon, Jeff Bezos, independentemente do tamanho que uma empresa possui, ela deve ter uma mentalidade de startup diariamente, buscando inovação e expansão de suas operações de forma voraz.
Neste artigo, a Galatéia trouxe algumas estratégias, que chamamos de 3 fatores que colaboraram para fazer da Amazon a maior anunciante da história.
1 – Criar novos negócios para alavancar seu negócio inicial
Investimentos robustos em tecnologia sempre fez parte do ecossistema da Amazon – a clareza disso se traduzia no foco na experiência do usuário ou cliente.
Na prática, a Amazon investe em soluções ou novos projetos que ajudam a alavancar seus próprios negócios. A gestão trabalha em um sistema de retroalimentação das diferentes frentes de atuação da organização.
2 – Benchmarking: Atenção na concorrência — mesmo estando no pódio
Bezos defende o bom uso de modificações e alterações em prol do crescimento da empresa e da competitividade.
A Amazon apareceu no mercado com uma espécie de produto: livros físicos. Após sete anos de abertura de capital, em 2004, Bezos decidiu que deveria inserir em sua esteira de produtos mais uma espécie: livros digitais, inspirando-se no iTunes, da Apple, que já estava fazendo o mesmo com a música.
Após essa alteração, nasceu o Kindle, leitor digital exclusivo da marca. O mais interessante: Bezos sempre conseguiu investidores que comprassem essas ideias e elas deram certo!
3 – Comunicação clara e assertiva da visão particular ao mundo
Uma ideia valiosa precisa gerar uma estratégia bem definida. Somente assim, haverá investidores que possibilitarão transformá-la em algo lucrativo e concreto.
Muitos não imaginam, mas foi apenas em 2013 que a Amazon registrou seu primeiro lucro (quase 20 anos após seu surgimento e 16 após abertura de capital na bolsa).
Contudo, durante sua trajetória, a gestão de Bezos trouxe clareza na comunicação com todos os investidores. A transparência e a postura objetiva trazem segurança para o jogo.
Jeff nunca se escondeu, pelo contrário sempre adotou uma postura pública. Explicava quantas vezes fosse preciso em entrevistas a jornais e programas de TV suas visões de negócios. Quem comprou suas ideias, se deu bem, pelo visto!
Muito legal ter mais noção do começo das grandes histórias, não acha?
Continua acompanhando com a gente as atualizações no universo do marketing e no mundo dos negócios.
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